Jornal Correio Braziliense

Brasil

MP vai vistoriar diques da Samarco para ver se lama foi contida

MP anuncia vistoria na Mina de Germano e em diques da Samarco, em Mariana, para avaliar se medidas tomadas pela empresa reduziram degradação na Bacia do Rio Doce



Ações
A Samarco informou, por meio de nota que ;não tem medido esforços para diminuir os impactos causados ao Rio Doce;. Para melhorar a turbidez (concentração de sólidos) da água, a empresa afirma que, além da construção dos diques, vem recuperando os afluentes que deságuam nos rios Gualaxo do Norte e Carmo. ;Outra ação, com 80% do total já concluído, é a revegetação das margens dos rios e afluentes do Doce por meio do plantio emergencial de gramíneas e leguminosas nas áreas impactada. A empresa também realiza dragagem dos rejeitos retidos no lago da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), em Santa Cruz do Escalvado;.

Segundo a Samarco, a implementação do sistema de diques tem mostrado resultados positivos à medida que os trabalhos vêm sendo realizados. ;O principal indicador desse processo é a medição de turbidez, que indica melhoria significativa da água, atingindo valores abaixo do limite legal; no reservatório que ainda funciona.

A empresa informa que os critérios para recuperação das 500 primeiras nascentes, das 5 mil que serão recuperadas, em Minas Gerais e no Espírito Santo, já foram definidos junto à agência operadora do Comitê da Bacia do Rio Doce. Desde o rompimento da barragem, a Samarco conta com 118 pontos de monitoramento da qualidade da água, sendo 84 pontos no rio Doce e 34 pontos no mar. Mais de 500 mil análises foram realizadas, que resultaram em 25 mil laudos.

Resultados atuais indicam, segundo a Samarco, que a qualidade da água do Rio Doce encontra-se similar aos padrões observados em 2010, conforme indicado no relatório de dezembro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional das Águas (ANA). ;A Samarco reitera que todas estas ações são apresentadas, discutidas e aprovadas junto aos órgãos ambientais competentes em reuniões periódicas que têm sido realizadas pela empresa desde o acidente com a Barragem de Fundão;.