Brasil

Militantes pró e contra o governo comparecem em menor número nas ruas

Alguns confrontos foram registrados pela polícia em algumas capitais do país

Especial para o Correio, Geison Guedes - Especial para o Correio
postado em 12/05/2016 06:00
Marcos Alves/Agência O Globo

Diferentemente do que foi visto durante a votação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, poucos manifestantes ; tanto contra como a favor do afastamento ; tomaram as ruas do país nessa quarta-feira (11/5). Na primeira apreciação no Congresso, milhares de pessoas protestaram em todas as regiões do Brasil. Durante a sessão no Senado apenas Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte tiveram protestos, pela estimativa da Polícia Militar e dos organizadores, o número de participantes nas quatro capitais não ficou muito distante de 10 mil.

Na capital fluminense, os manifestantes contrários ao afastamento da presidente Dilma, começaram a se organizar por volta das 16h30 na Cinelândia, centro da cidade. De acordo com os organizadores, cerca de 300 pessoas participavam do ato. Na Candelária, às 18h30, 50 pessoas a favor do impeachment se reuniam em protesto. Pouco antes das 17h, uma confusão acabou com o clima de paz. Eron Morais Melo, conhecido por participar dos atos contra o governo vestido de Batman, estava em um carro de som com um boneco de Dilma e um cartaz escrito ;Tchau, querida. Fora, Dilma;. Ele e os manifestantes contrários ao afastamento da presidente começaram a trocar ofensas. Melo desceu do carro e foi alvo de cusparadas e garrafadas, o ;Batman; precisou se proteger em uma viatura da Polícia Militar. Mais tarde, outra confusão envolvendo os manifestantes aconteceu na região da Cinelândia. Uma mulher teria tomado uma bandeira vermelha de uma militante e a socou, os integrantes do grupo revidaram com xingamentos.

Paulista dividida
Em São Paulo, como de costume, os atos ocorreram na Avenida Paulista. Os manifestantes favoráveis ao impeachment se reuniram em frente à Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e um telão foi instalado do lado de fora da instituição para transmitir a votação no Senado. Os dois grupos bloquearam um dos sentidos da avenida. No fim da tarde, o Partido dos Trabalhadores fez uma convocação pelo Twitter do partido chamando as pessoas para a região do Masp em protesto contra o afastamento da presidente. No lado pró-impeachment, os manifestantes exibiam bonecos gigantes de Dilma, do ex-presidente Lula, do senador Renan Calheiros e de uma mortadela (em alusão à forma pejorativa como são chamados os apoiadores do governo). Já os defensores da presidente Dilma usaram velas para formar a palavra ;luta; na calçada da via. No fim da noite, integrantes dos dois grupos começaram uma discussão, mas não houve necessidade de intervenção da polícia. A PM e os organizadores não divulgaram a quantidade de manifestantes.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação