Brasil

Prédios da ECA e da Historia e Geografia são ocupados na USP

A onda de ocupações na USP teve início há nove dias, quando os alunos tomaram o prédio do curso de Letras

Agência Estado
postado em 20/05/2016 09:37
Mais dois prédios da Universidade de São Paulo (USP) foram tomados por estudantes na madrugada de quinta-feira(19/5) para reivindicar a adoção de cotas sociais e o reforço de ações de permanência estudantil. Foram ocupados os prédios da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e o dos cursos de História e Geografia, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

A onda de ocupações na USP teve início há nove dias, quando os alunos tomaram o prédio do curso de Letras, também na FFLCH. "O movimento está expandindo e temos ainda 14 cursos que aderiram à greve. As ocupação de prédios públicos é um método muito forte de reivindicação e a tendência é que cresça ainda mais", disse Gabriela Ferro, do Diretório Central dos Estudantes (DCE).



[SAIBAMAIS]Além das demandas gerais do DCE, os alunos que ocupam os prédios também têm demandas específicas para os seus cursos. Em Letras, História e Geografia, os universitários reivindicam a contratação de professores, já que a USP suspendeu desde 2014 a admissão de novos funcionários em função da crise financeira. "Várias disciplinas fundamentais para esses cursos deixaram de existir por falta de professor. Os cortes estão afetando em muito a qualidade do ensino da USP", disse Gabriela. Segundo ela, na Geografia também foram cortadas as verbas para trabalho de campo.

Os estudantes ainda apoiam a greve dos funcionários, que teve início no dia 12, contra os cortes de verba, "precarização" dos serviços da universidade - como o Hospital Universitário - e por reajuste de 12,3%.

USP
A reitoria informou que as direções das faculdades têm autonomia para negociar as demandas dos alunos. A reportagem procurou as assessorias das faculdades ocupadas, mas ninguém foi localizado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação