Brasil

Secretaria de Direitos Humanos repudia estupros no Rio e no Piauí

"Estes casos revelam de forma extrema a violência de gênero cometida contra mulheres e meninas, por serem mulheres e meninas", declarou Flávia Piovesan

Agência Estado
postado em 27/05/2016 19:58

A Secretaria Especial de Direitos Humanos emitiu nota nesta sexta-feira (27/5) expressando repúdio pelos casos de estupro coletivo no Rio, onde uma menina foi atacada por 30 homens, e no Piauí, onde outra adolescente foi agredida por cinco. "Estes casos revelam de forma extrema a violência de gênero cometida contra mulheres e meninas, por serem mulheres e meninas, invocando o componente essencialmente cultural fundado em relações desiguais de poder entre homens e mulheres", declarou a secretária Flávia Piovesan.

[SAIBAMAIS]O crime contra a adolescente de 16 anos no Rio ganhou repercussão após o crime ter sido gravado pelos agressores, que divulgaram o material na internet. Até o momento, foram identificados quatro homens: Michel Brazil da Silva, de 20 anos, Lucas Perdomo Duarte Santos, de 20 anos, Raphael Assis Duarte Belo, de 41 anos, que aparece na imagem do lado da jovem, e Marcelo Miranda da Cruz Correa, de 18 anos, envolvido na divulgação das imagens da vítima. Todos tiveram a prisão pedida pela polícia.

Leia mais notícias em Brasil

Na mensagem, Flávia falou que os casos são ainda mais graves em razão da idade das vítimas, ambas adolescentes. Ela pede providências. "É fundamental a adoção de medidas eficazes, sob a perspectiva de gêneros, voltadas ao dever do estado de investigar, processar e punir perpetradores. Essencial também é a adoção de medidas de integral apoio e assistência às vitimas", disse.

Nas redes sociais, um movimento que pede o fim da cultura de estupro ganhou volume após a divulgação dos crimes. Para a secretária de Direitos Humanos, é preciso uma educação voltada a combater essa cultura. "A que se fortalecer uma educação não sexista e não discriminatória, com base em uma educação que enfrente a cultura da violência contra as mulheres e na busca de assegurar a igualdade entre gêneros, em plena consonância com a ordem constitucional e com os tratados de Direitos Humanos ratificados pelo Estado Brasileiro", acrescentou.

Piauí
O crime no Piauí aconteceu contra uma jovem de 17 anos, que foi alcoolizada, drogada e estuprada por cinco homens no município de Bom Jesus, a 635 quilômetros ao sul de Teresina, na sexta-feira, 20. A vítima foi encontrada seminua e amordaçada com a própria roupa intima, numa construção no centro da cidade. O ato foi praticado por um jovem de 18 anos e outros quatro menores, que foram todos apreendidos. Nesta sexta-feira, 27, o juiz de Bom Jesus, Heliomar Rios Ferreira, determinou a soltura dos quatro adolescentes apreendidos como suspeitos do estupro coletivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação