Brasil

Casa da Moeda recebe matéria-prima, mas emissão de passaportes segue lenta

Empresa informou que estoque do material ainda não é suficiente para colocar em dia a demanda reprimida; desde abril, cidadãos esperam até 45 dias úteis para obter o documento

Fernando Jordão - Especial para o Correio
postado em 16/06/2016 18:17

A Casa da Moeda do Brasil informou nesta quinta-feira (16/6) que voltou a receber a matérira-prima necessária para a produção de passaportes, mas que o estoque atual ainda não é suficiente para colocar em dia a demanda reprimida. Assim, os interessados em obter o documento precisarão esperar até 45 dias úteis. Em condições normais, o prazo de emissão seria de apenas seis dias úteis.

Em nota, a empresa disse que "está trabalhando 24h, durante os sete dias da semana, para atender à população". Afirmou ainda que "mantém contato direto com fornecedor e reafirma seu compromisso de tentar antecipar todas as entregas ao cidadão o mais breve possível". Não há, no entanto, um prazo para que o serviço seja normalizado. Enquanto isso, a confecção do documento será feita aos poucos, seguindo a data da solicitação.

Leia mais notícias em Brasil


A entrega de passaportes vem sofrendo atrasos desde o fim de abril, por conta de uma "variação inesperada da demanda", segundo a Casa da Moeda. Na época, a empresa projetou que um novo fornecimento da matéria-prima fosse feito em até 20 dias e a Polícia Federal estabeleceu o mês de junho como meta para que a situação fosse regularizada.

Procurada pelo Correio nesta quinta, a Casa da Moeda explicou que a fornecedora da matéria-prima tem um prazo para entregar o material e que ele ainda não teria expirado. A instituição alega, contudo, que consegui fazer com que parte desse material fosse entregue antes do prazo. Porém, essa remessa de matéria-prima ainda não é suficiente para colocar o serviço em dia.

Com informações de Eduardo Militão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação