Brasil

Especialistas reforçam necessidade de apoio popular na agenda da água

A necessidade de promover um maior engajamento entre entidades, políticos e as demandas da população no que diz respeito aos problemas relacionados à água foi uma fala recorrente

postado em 29/06/2016 06:43
Especialistas debatem importância de traçar estratégias para preservar adequadamente recursos hídricos

Após dois dias de intensos debates, a primeira etapa preparatória para o 8; Fórum Mundial da Água terminou com a orientação de que é preciso aumentar o envolvimento da população no tema e colocar o assunto na agenda central de países, como base para solucionar problemas com saneamento e energia, por exemplo. A necessidade de promover um maior engajamento entre entidades, políticos e as demandas da população no que diz respeito aos problemas relacionados à água foi uma fala recorrente entre especialistas no encerramento da fase de discussões, ontem, em Brasília. A capital federal sediará o fórum, que ocorrerá em março de 2018, pela primeira vez em um país do hemisfério sul.

[SAIBAMAIS];Nossa integração com o processo político pede o estímulo à participação de entidades que trabalham com gestão de água. Como aprimoramento de governança, de modo que o cidadão possa ter as suas opiniões coletadas;, afirmou o integrante do Fórum Dinamarquês da Água, Torkil Jonch Clausen. Esta foi uma das conclusões a que chegou uma das seis comissões que debateram temas centrais e transversais relacionadas ao uso da água. Cerca de 700 pessoas de 57 países acompanharam a fase chamada ;kick-off meeting; e participaram de grupos de trabalho para começar a definir o roteiro do evento, para o qual são esperadas 50 mil pessoas.



A fala do europeu reforça a avaliação do presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles. ;Temos que debater uma maior participação da população, uma revisão das nossas práticas, do que fazem os órgãos públicos, as empresas, a sociedade civil, para que a gente adote atitudes que levem à sustentabilidade;, disse Salles. Segundo o presidente da Adasa, dois temas chamaram mais a atenção de modo geral durante o evento: mudanças climáticas e sustentabilidade. ;Primeiro, porque as pessoas estão sentindo as variações climáticas na própria pele e estão vendo os efeitos disso. Hoje, as pessoas já associam essas variações com falta d;água e inundações. E isso já é uma coisa auspiciosa, eu diria;, avaliou Salles.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação