Brasil

Operação da PF busca grupo acusado de transportar madeira ilegal

Os envolvidos no esquema são acusados dos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, falsidade ideológica, incêndio doloso e danos ao patrimônio público

postado em 12/07/2016 10:39
Com objetivo de combater um esquema criminoso de transporte de madeira ilegal, inclusive com a participação de agentes públicos, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagraram na manhã desta terça-feira (12/7) a Operação Cupinzeiro. Os policiais cumprem 55 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária, em nove municípios do Pará, Maranhão, de Sergipe e do Piauí.

Segundo a PF, os alvos são madeireiros, policiais rodoviários federais, fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Dom Eliseu, no nordeste do estado, e transportadores de madeira.

Além dos mandados de prisão, estão sendo cumpridos mandados de condução coercitiva e de busca e apreensão, nas cidades de Belém, Ananindeua e Dom Eliseu, no Pará; Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Trizidela do Vale e Itinga, no Maranhão; Ribeirópolis, em Sergipe, e Eliseu Martins, no Piauí.



As investigações começaram em 2015, pela Corregedoria Regional da PRF do Pará. A PF apurou ainda que o esquema criminoso foi responsável pela série de atos de vandalismo em Dom Eliseu, em dezembro do ano passado, quando estava em curso uma operação de combate a crimes ambientais na região.

;Madeireiros, agentes públicos e intermediários se reuniram para instigar e financiar depredação, furtos e incêndios em Dom Eliseu, às sedes da PRF, Câmara, prefeitura e Departamento Municipal de Trânsito;, informa em nota a Polícia Federal.

Os envolvidos no esquema são acusados dos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, falsidade ideológica, incêndio doloso e danos ao patrimônio público. Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal no Pará para serem ouvidos e depois serão postos à disposição da Justiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação