Brasil

Secretaria de Goiânia confirma surto de infecção em clínica de hemodiálise

Segundo a secretaria, os pacientes que passavam por sessões de hemodiálise na clínica foram remanejados para outros locais até que a situação seja regularizada

postado em 12/07/2016 12:16
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia confirmou um surto de infecção bacteriana em uma clínica particular de hemodiálise. Por meio de nota, o órgão informou que recebeu, na última quinta-feira (7/7), denúncia anônima sobre um possível surto de infecção na Nefroclínica, localizada na capital goiana.

De acordo com o comunicado, foram enviados ao local fiscais da Coordenação de Fiscalização em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde e enfermeiras da Comissão Municipal de Controle de Infecções em Estabelecimentos de Saúde da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental de Goiânia.

;Após constatarem que realmente houve um surto que acometeu vários pacientes, decidiram pela paralisação do serviço, até que todos os exames clínicos e laboratoriais e de controle de qualidade da água, do dialisato e dos insumos e materiais relacionados a desinfecção dos cateteres utilizados nos procedimentos de hemodiálise, estejam de acordo com as normas legais preconizadas.;

Segundo a secretaria, os pacientes que passavam por sessões de hemodiálise na clínica foram remanejados para outros locais até que a situação seja regularizada. Um novo comunicado deve ser publicado até o final do dia pelo órgão.



Por meio de nota, a Nefroclínica informou que, na última terça-feira (5), pacientes que se submetiam ao tratamento de hemodiálise tiveram complicações e que, imediatamente, a equipe da clínica realizou cuidados e procedimentos necessários. Na nota, a clínica não informa quantos pacientes tiveram complicações e o que sofreram.

;A Nefroclínica, técnicos da Saneago, Vigilância Sanitária, Attende Eletromedicina (empresa responsável pela manutenção mensal do sistema de qualidade e aparelho da Fresenius Medical Care) e um consultor especialista nesta área estão somando esforços para detectar a causa do problema o mais rápido possível e garantir o bem-estar e segurança dos pacientes.;

A clínica informou também que análises preliminares não registraram nenhum tipo de ameaça e que novos resultados serão apresentados em breve. ;A Nefroclínica reconhece o transtorno causado aos pacientes e familiares e coloca-se à disposição para prestar qualquer tipo de suporte;, concluiu o comunicado.

A imprensa local noticiou que um homem, de 84 anos, morreu na semana passada em meio ao surto. Ele fazia tratamento na clínica. O caso deve ser investigado pelas autoridades de saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação