Brasil

Novas regras de segurança da Anac causam filas para embarque em aeroportos

No Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, a fila do embarque chegou ao lado de fora do local

postado em 18/07/2016 13:31
[VIDEO1]
As novas regras de fiscalização para embarque de passageiros implantadas por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) causaram transtornos nesta segunda-feira (18/7), em vários aeroportos brasileiros. No Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, a fila do embarque chegou ao lado de fora do local. Passageiros enfrentaram filas, de cerca de 1 hora de duração, para despachar bagagens e passar pelo aparelho de raio-X.

Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília

Em Congonhas, São Paulo, a fila era grande desde o início da manhã. Segundo relatos, logo cedo mais de 50 passageiros perderam o voo por não conseguirem chegar à área de embarque.

[SAIBAMAIS]As novas regras normas também causaram transtornos no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. As mudanças nos procedimentos de segurança para embarque doméstico causaram filas de passageiros, entre 6 horas e 7h30, horário considerado de pico no aeroporto. As duas filas organizadas pelos agentes da Infraero (uma apenas para embarque imediato) deram voltas no saguão.


Houve discussão entre passageiros, quando alguns entraram na fila errada. De acordo com a Infraero, neste período, 3.600 passageiros embarcaram - 2.500 eram da Gol.

Segundo a comerciante Gabriela Santos, de 28 anos, que tem uma loja em frente ao portal de embarque, houve muita confusão. "Vi muitos passageiros discutindo por falta de informação, ou quando entravam na fila errada. A fila era muito grande, nunca vi o aeroporto assim. Muitos passageiros gravaram vídeos e tiraram fotos da confusão", disse.

Na página do aeroporto no Facebook, passageiros que estiveram na confusão reclamaram do tumulto. Uma turista escreveu, em espanhol: "A duas semanas de começar a Olimpíada no Rio, já começou o caos", disse.

Com informações da Agência Estado.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que está acompanhando a adoção dos novos procedimentos de inspeção para voos domésticos neste primeiro dia de vigência das novas medidas. Informou também que está ciente de que foram observados "impactos específicos" em alguns terminais, com maior reflexo no aeroporto de Congonhas (SP), lamenta o incômodo e pede compreensão dos passageiros.

Confira o comunicado na íntegra:

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acompanhando a adoção dos novos procedimentos de inspeção para voos domésticos neste primeiro dia de vigência das novas medidas.O órgão regulador está em contato com o operador aeroportuário a fim de identificar problemas e soluções a serem implementadas. A Agência lamenta o incômodo observado hoje em alguns terminais e pede a compreensão dos passageiros impactados, tendo em vista que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo zelar pela segurança de todos os passageiros e seus familiares no transporte aéreo brasileiro.

A ANAC recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e sugere que, àqueles que embarcarem com notebooks retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (Raios X), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade. Nesse período de férias e com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a demanda pelo transporte aéreo naturalmente aumentará, o que exige organização maior dos operadores aeroportuários e companhias aéreas e a colaboração dos passageiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação