Brasil

Presidente do STF derruba decisão que proibia o WhatsApp no Brasil

O aplicativo foi bloqueado há cinco horas e a determinação do ministro Ricardo Lewandowski é de que o aplicativo volte a funcionar imediatamente

Gabriela Vinhal
postado em 19/07/2016 17:39

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da Justiça carioca de bloquear o WhatsApp no Brasil. Na decisão, Lewandowski pede que o aplicativo volte a funcionar imediatamente.

Em nota, o STF informou que "a suspensão do serviço aparentemente viola o preceito fundamental da liberdade de expressão e comunicação."

Após ficar mais de cinco horas fora do ar, a empresa afirmou que havia entrado com recurso para derrubar o bloqueio, reforçando que "não pode compartilhar informações as quais não têm acesso.


Leia mais notícias em Brasil

Esta é a quarta vez que o Whatsapp é suspenso pela Justiça brasileira em menos de um ano. O bloqueio de hoje foi pedido durante a manhã, pela juíza de fiscalização Daniela Barbosa Assunção de Souza, da 2; Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxia, no Rio de Janeiro.

Antes desse, o juiz Marcelo Montalvão, da Vara Criminal da Comarca de Lagarto, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), também havia feito o mesmo. A Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal alegou que o não fornecimento de informações estava obstruindo o trabalho da polícia, que investigava suspeitos de integrar uma organização ligada ao tráfico de drogas em Lagarto, município a 75km de Aracaju.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação