Brasil

Seca faz Rio Acre atingir o menor nível da história em Rio Branco

"Nós não temos plano B para abastecer Rio Branco", constatou o diretor do Depasa, Edvaldo Magalhães

Agência Estado
postado em 29/07/2016 15:27
O Rio Acre atingiu a menor cota da história em Rio Branco: 1,49 metro. Os técnicos do Departamento Estadual da Pavimentação e Saneamento (Depasa) calculavam que a marca atingida nesta sexta-feira (29/7), seria registrada somente na segunda quinzena de agosto.

[SAIBAMAIS]"Nós não temos plano B para abastecer Rio Branco", constatou o diretor do Depasa, Edvaldo Magalhães, referindo-se ao fato de que o Rio Acre é a única fonte de captação de água para uma população da capital, estimada pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 370,5 mil habitantes. "Mas ainda não estamos com racionamento", reiterou.



O Depasa antecipou o plano de contingenciamento elaborado para suportar o período de seca. Atualmente, a capacidade de produção de água está 20% menor.

Quatro bombas flutuantes foram instaladas na ETA 2 e mais duas bombas flutuantes na ETA 1 e o Depasa já comprou mais três bombas e outras duas flutuantes.

"Trabalhadores já realizam escavamento no leito do rio para tentar melhorar a possibilidade de captação", pontuou Magalhães. "Se baixar de um metro, teremos que fazer intervenções maiores "

Nas últimas semanas, o Rio Acre baixou por volta de quatro centímetros por dia. A estiagem já impacta o escoamento da produção dos ribeirinhos.

O governo do Acre decretou situação de emergência no início do mês, ainda não reconhecido pelo governo federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação