Brasil

Governo federal deve reformar ensino médio por medida provisória

De acordo com a MP, quem desejar escolher um curso universitário na área de humanas não teria que estudar química

Patrícia Rodrigues - Especial para o Correio
postado em 21/09/2016 15:01
O governo deve anunciar amanhã (21) uma reforma no ensino médio por medida provisória que possibilitará a flexibilização de disciplinas. Os secretários de educação de todo o país pedem que os currículos do ensino médio sejam organizados por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Na prática, os alunos cursariam disciplinas comuns como português e o básico de matemática e depois escolheriam quais matérias gostariam de cursar de acordo com a aptidão de cada um. Quem desejar escolher um curso universitário na área de humanas, no futuro, como direito, não teria que estudar química, por exemplo.

[SAIBAMAIS]Segundo o secretário de Educação do Distrito Federal Júlio Gregório essa mudança é uma demanda antiga de todos os secretários. ;É um assunto que está sendo amplamente discutido desde 2012. Não é diminuir o número de componentes curriculares e sim flexibilizar as disciplinas;. Para o professor, o aluno poderá trilhar o caminho que deseja seguir.

Leia mais notícias em Brasil

A partir do momento em que a mudança for anunciada, o Ministério da Educação precisará pensar em alterações do modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). ;Não faz sentido o ENEM continuar da mesma forma. Prejudicará o aluno que não estudar uma disciplina específica;, explica Júlio. Secretários de Educação do país inteiro se reunirão hoje (21) com o ministro da Educação Mendonça Filho a partir das 17h para discutir detalhes da mudança. O ministro deve anunciar a reforma para a população amanhã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação