postado em 13/10/2016 18:49
Subiu para 285 o total de colégios ocupados pelos estudantes secundaristas no Paraná. O número foi divulgado pelo Movimento Ocupa Paraná no meio da tarde desta quinta-feira, 13. Os alunos prometem mais ocupações. "Para cada reintegração, duas escolas ocupadas", diz o movimento pelas redes social. Os estudantes protestam contra as medidas anunciadas pelo governo federal para a reforma do ensino e o congelamento de investimentos na Educação.
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) informou, no final da tarde, que estão ocupadas 180 unidades, o equivalente a 180 mil alunos sem aulas. Com relação às reintegrações, a assessoria diz que os pedidos foram feitos à Procuradoria Geral do Estado (PGE), mas o processo deveria ser levado para cada comarca onde estão localizados os colégios. Quatro universidades também estão ocupadas.
Segundo o governo do Estado, a reforma do ensino médio será debatida com a rede. "Vamos debater amplamente, em especial com os nossos alunos, as alterações propostas pelo governo federal. No Paraná, todas as disciplinas oferecidas hoje serão mantidas", disse o governador Beto Richa.
Além da crise nos colégios, os professores do Estado aprovaram, em assembleia realizada no dia 12, uma greve geral da categoria e que deve se iniciar a partir da próxima segunda (17/10).