Brasil

Superlua é visível neste domingo em todo o País

As superluas são visíveis quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, que é o ponto mais próximo que a lua atinge em relação à Terra.

postado em 16/10/2016 21:58
As superluas são visíveis quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, que é o ponto mais próximo que a lua atinge em relação à Terra.

Está visível em todo o País neste domingo, 16, a chamada superlua. O melhor momento para a observação, sem necessidade de binóculos ou lunetas, foi logo que o satélite surgiu no céu. Mas se você não tiver tempo, se a chuva atrapalhar ou não estiver em um local que favoreça a observação, não se preocupe: todas as luas cheias que restam neste ano apresentarão o fenômeno ;- em 14 de novembro e 14 de dezembro.

[SAIBAMAIS]Neste domingo, o fenômeno é realçado pelo fato de a lua estar mais próxima do horizonte, o que resulta em um efeito extra de ampliação. Segundo especialistas, não se trata de um efeito ótico, mas apenas mental ; - ou seja, o cérebro cria uma imagem de uma lua maior. Esse fenômeno acontece quando as luas cheias ocorrem próximas do perigeu, ponto mais próximo que o satélite atinge em relação à Terra. O tamanho e o brilho do evento, que ocorre em média seis vezes por ano (também em luas novas), é variável.

Inaê Quirino, 36, antropóloga, fez questão de levar os quatro filhos, Lis, 12, Pablo, 9, Felipe, 5, e Marina, 1 ano e 11 meses, para ver o fenômeno da superlua. Ele ocorre quando a lua cheia ocorre próxima do perigeu, o ponto mais próximo que ela atinge em relação à Terra. ;Eu acho que, de alguma forma, a lua me influencia como faz com a maré. Eu já tinha vindo aqui ver uma lua cheia antes e estava querendo trazê-los algum dia;, afirma Inaê.

[VIDEO6]

A família chegou na Praça dos Três poderes cerca de cinquenta minutos antes do horário da lua nascer e as crianças não se continham de ansiedade. Pablo fantasiou que, quando ela aparecesse, seria o dia de novo. A imaginação fértil não impediu que ele admirasse a lua do jeito que estava: amarela e enorme levantando-se pouco a pouco no céu. ;Minha irmã (Lis) disse que era momento de pensar positivo, então, estou fazendo isso;, conta.

Não foi só por causa da superlua que o satélite parecia maior. A lua também estava mais próxima do horizonte, quando ocorre um efeito extra de ampliação. De acordo com o Observatório Astronômico de Lisboa (OAL), é normal ver a lua cheia próxima da linha do horizonte muito maior do que quando se encontra mais alta no céu noturno. "Esse efeito não é ótico, mas apenas cerebral, ou seja, é o cérebro humano que cria a ;imagem fictícia; de uma lua enorme", diz o comunicado.

[VIDEO7]

O casal de namorados Andrea Carvalho, 32, e Tainã, 30, também estiveram na praça do Três Poderes para ver a lua de ontem. Andrea é muito ligada em signos e no estudo dos astros e acredita no poder das vibrações da lua. Na astrologia, a lua cheia atual representa o signo de áries (oposto complementar do signo de quem faz aniversário hoje, libra) e seria uma lua que favorece a finalização de projetos. ;Pra mim, parece que já está dando certo, porque eu estou para entregar um trabalho há um mês e hoje consegui passar o dia concentrada nele;, relata Andrea.

Até o fim de 2016, todas as luas cheias - que ocorrerão nos dias 16 de outubro, 14 de novembro e 14 de dezembro - serão superluas. Apesar do fenômeno se repetir, nem todas terão o mesmo tamanho e brilho.

Nas redes sociais muitas pessoas postaram imagens do fenômeno e algumas lamentam não terem equipamentos capazes de captar com boa qualidade o que estão vendo.

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação