Jornal Correio Braziliense

Brasil

Atingidos por rompimento de barragem protestam em memória das vítimas

No aniversário de um ano do rompimento da barragem de Mariana (MG), em que rejeitos da mineradora Samarco deixaram 19 mortos, destruíram povoados em Minas Gerais e contaminaram uma grande parte do Rio Doce, aproximadamente mil atingidos e apoiadores marcharam pelas ruas de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, em memória das vítimas, pela reparação dos danos causados à população e pela punição dos responsáveis pelo crime.

Desde 31 de outubro, a jornada ;1 Ano de Lama e Luta;, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), percorreu o caminho contrário do rastro dos rejeitos da Samarco (Vale/BHP Billiton), de Regência (ES) a Mariana. Neste sábado (5/11), cerca de 400 pessoas participaram de uma manifestação e de um ato ecumênico em Bento Rodrigues. Dezenove pessoas sujas de lamas carregaram 19 cruzes em homenagem aos mortos. Em cima da Escola Municipal Bento Rodrigues, a palavra ;Justiça; foi colocada sobre os escombros e os participantes ecoaram o grito: ;Águas para a vida, não para a morte;.

Neste domingo (6/11), às 17h30, a Força Aérea Brasileira fará uma homenagem ao povo brasileiro pela solidariedade prestada com a tragédia e a Esquadrilha da Fumaça sobrevoará a cidade fazendo show de acrobacias.