Brasil

Tema da redação do Enem é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais

No Twitter, #ComeceARedaçãoCom lidera a lista de trend topics

postado em 06/11/2016 16:07
Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, a prova virou o assunto mais comentado nas redes sociais. No Twitter, #ComeceARedaçãoCom lidera a lista de trend topics. O tema deste ano é intolerância religiosa, que também aparece entre os top 10 da rede social.

Neste domingo (06/11), mais de 8 milhões de candidatos fazem em todo o país o Enem. O tema da redação é: ;Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;.

A hashtag #ComeceARedaçãoCom, comentada desde o início do dia, explica o propósito logo abaixo: "Dicas de como NÃO começar uma redação". Diversas hashtag entraram na brincadeira, entre eles a famosa #AprendinoEnem, que publicou: "#ComeceARedaçãoCom "essa redação pode não ser a melhor que você já leu, mas pelo menos eu não cheguei atrasado".
[SAIBAMAIS]
"Eu só queria saber quais foram as pessoas que colocaram esse tema pra eu da um abraço em cada um", sugere um usuário. Uma usuária orienta os candidatos a apelarem para empatia ou para um início de testemunho religioso: #ComeceARedaçãoCom Há mais de um século eu vivi em segredo; escondido nas sombras, sozinho no mundo. Até agora". Outra diz: "Se você acredita em Deus me dá 1000, se não acredita só olha".

Polêmicas na redação


O tema escolhido, intolerância religiosa, também criou polêmicas. Muitos usuários citam questões políticas como a influência da bancada evangélica no Congresso Nacional e mesmo a eleição de candidatos no pleito municipal ligados às igrejas evangélicas. Usuários citam políticos como casos de intolerância.

Outros saem em defesa: "sobre Intolerância Religiosa: sim, o Estado é (ou deveria ser) laico, mas laico não significa anti-religioso, ok? ok", diz usuário.

"Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa. Tema bom, porém polêmico", diz usuária do Twitter. "Uma dica: Intolerância Religiosa atacando Intolerância Religiosa estará errado", aconselha outra usuária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação