Jornal Correio Braziliense

Brasil

Cemitério Jardim do Éden receberá oito sepultamentos de vítimas da Chape

Presidente da Chapecoense e filho do preparador físico Paulo Paixão estão na lista dos nomes que serão enterrados em um dos dois cemitérios da cidade neste fim de semana


Chapecó (SC) ; As covas para o sepultamento de oito vítimas do acidente com o avião da Chapecoense na madrugada da última terça-feira, em Medellín, começaram a ser abertas nesta sexta-feira no cemitério Parque Jardim do Éden, um dos dois da cidade catarinense que tem 210 mil habitantes. ;A nossa média de enterros aqui é de 15 por mês. Nós temos oito agendados para o mesmo dia neste sábado. É a maior quantidade em um só dia;, disse ao Correio o administrador-sócio do cemitério, Orley Ikaerti.
[SAIBAMAIS]Entre os corpos que serão sepultados no Parque Jardim do Éden está o do presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro. Como a maioria dos jogadores do elenco da Chapecoense era de outras cidades do país, a maioria dos enterros é de integrantes da diretoria, da comissão técnica do clube e jornalistas. Filho do preparador físico Paulo Paixão, pentacampeão mundial em 2002 com a Seleção Brasileira, Anderson Paixão também será sepultado em Chapecó.
Os custos do sepultamento vão ser pagos pela Chapecoense, pela Confederação Brasileira de Futebol ou seguradoras do clube e da entidade. ;Ainda não sabem exatamente quem vai arcar com o que. Só a partir de segunda-feira. Mas estamos tranquilos quanto a isso. A cidade é pequena, todos nós nos conhecíamos de alguma forma e estamos vivendo um momento de solidariedade;, disse Orley Ikaerts. ;Lamentavelmente é a maior tragédia da nossa terra;.
Além de Sandro Pallaoro e de Anderson Paixão, vão ser sepultados no Parque Jardim do Éden: Ricardo Philippi Porto, Nilson Folle Junior, Fernando Shardong e Edson Luiz Ebeliny, o Picolé.
Velório
Durante a manhã desta sexta, o gramado da Arena Condá continuou recebendo os preparativos para o velório coletivo. O estádio tem capacidade para 19 mil pessoas, mas são esperadas 100 mil. Haverá telões do lado de fora da arena.
A Chapecoense divulgou que a cerimônia de homenagens vai ter duração máxima de duas horas e que depois disso será respeitada a vontade dos familiares. A chegada dos três voos com os corpos em Chapecó será intercalada com intervalos de 15 minutos. A primeira aeronave tem previsão para pousar no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso às 7h. O cortejo fúnebre entre o aeroporto e a Arena Condá deve durar uma hora e meia.
[FOTO839463]