Brasil

Chapecoense divulga estrutura e segurança para velório

Operação envolve órgão de segurança público e privado. Homenagem às vítimas do acidente aéreo tem 900 jornalistas credenciados de 15 países diferentes

Marcos Paulo Lima - Enviado especial
postado em 02/12/2016 19:40

Chapecoense divulga estrutura e segurança para velório

Chapecó (SC) - A Chapecoense divulgou informações oficiais sobre a estrutura planejada para o cortejo fúnebre e o velório coletivo deste sábado das vítimas da tragédia de Medellín. Os aviões com os caixões de 51 dos 71 mortos no acidente aéreo da última terça-feira começam a chegar durante a madrugada, no mais tardar pela manhã, e seguem do aeroporto até o gramado da Arena Condá. O tempo estimado para o deslocamento é de uma hora e meia.

[SAIBAMAIS] O cerimonial terá duração de duas horas. Depois disso, o clube pretende respeitar a vontade das famílias para o translado a outras cidades. Ao menos oito serão sepultados no Parque Jardim do Édem, um dos dois cemitérios da cidade, entre eles, o ex-presidente Sandro Pallaoro e o filho do preparador físico Pauló Pã;xão.

O evento terá um contingente de segurança formado por 150 policiais militares, 60 bombeiros, 25 policiais rodoviários federais, 20 policiais rodoviários estaduais, 300 oficiais do exército, 20 policiais civis, 12 agentes de trânsito do município de Chapecó, 40 guardas municipais e 150 a 200 seguranças.

Os ogranizadores pedem aos pais para não levarem crianças com menso de cinco anos ao estádio. São esperadas 100 mil pessoas no velório. A população da cidade é de 210 mil.

Haverá uma área de atendimento médico com 450 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicológos, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos, motoristas com estruturas operacionais (ambulâncias e equipamentos), além de 200 voluntários de diversas instituições, como, por exemplo, a cruz vermelha internacional.

O cerimonial do velório conta com 300 pessoas. Eles sugerem que os torcedores usem ou tragam tecidos brancos, lenços e bandeiras. A torcida acompanhará o velório da arquibancada. Só poderão passar pelo gramado autoridades, parentes, amigos das vítimas e os 900 jornalistas credenciados representando 184 veículos de 15 países diferentes.

Por Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação