Brasil

Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos, em São Paulo

O cardeal estava internado desde 28 de novembro, por causa de complicações pulmonares

postado em 14/12/2016 12:37

O cardeal estava internado desde 28 de novembro, por causa de complicações pulmonares

O arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, morreu nesta quarta-feira (14/12), na capital paulista. Ele tinha 95 anos e estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, desde 28 de novembro, para tratamento de uma broncopneumonia.

[SAIBAMAIS] Dom Paulo Arns nasceu em Forquilhinha (SC), em 1921. Quinto de treze filhos do casal Gabriel Arns e Helena Steiner, brasileiros, descendentes de imigrantes alemães, ingressou no noviciado em 1940, em Rodeio (SC).

Cursou filosofia em Curitiba e teologia em Petrópolis (RJ). Três de suas irmãs se tornaram freiras, e um irmão faz parte da Ordem dos Frades Menores. Era também irmão de Zilda Arns, médica sanitarista com quem fundou a Pastoral da Criança, uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ; CNBB. Ela morreu em um terremoto no Haiti em 2010, quando realizava ações humanitárias.

Nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em outubro de 1970, exerceu o cargo até 15 de abril de 1998, quando renunciou, por limite de idade, recebendo o título de Arcebispo emérito de São Paulo.

Religião e política

O trabalho pastoral de Dom Paulo Arns foi voltado aos moradores da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base nos bairros, principalmente nos mais pobres, e à defesa dos direitos humanos. Foi o fundador e líder da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, e sua atividade política era claramente vinculada à fé religiosa.

Segundo ele, a atuação contra a repressão da ditadura ganhou destaque em 1969, quando passou a defender seminaristas dominicanos presos por ajudarem militantes opositores.

Linha do tempo Dom Paulo Evaristo Arns

1921 - Nasce em Forquilhinha (SC)

1940 - Entra para o seminário franciscano

1945 - Ordenado sacerdote

1966 - Eleito bispo auxiliar de São Paulo

1970 - Nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo pelo Papa Paulo VI

1973 - Torna-se Cardeal

1985 ; lançamento do livro Brasil: Nunca Mais

1998 - Renuncia ao cargo de arcebispo, por limite de idade, e recebe o título de arcebispo emérito de São Paulo

2016 ; Morre em São Paulo (SP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação