Jornal Correio Braziliense

Brasil

Ministério Público e PM buscam 26 acusados de tráfico no Rio

Eles foram denunciados à 36ª Vara Criminal da capital por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Policiais militares e membros do Ministério Público Estadual (MPE) fazem nesta sexta-feira (16/12) operação para prender preventivamente 26 pessoas acusadas de atuar na venda de drogas das comunidades de Santa Teresa, na zona sul da cidade. Eles foram denunciados à 36; Vara Criminal da capital por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Entre os denunciados estão dois suspeitos de terem participado do assassinato do turista italiano Roberto Bardella no último dia 8, no Morro dos Prazeres, uma das comunidades de Santa Teresa: Bruno Gonçalves Campos Ferreira, conhecido como Maguila, e Claudio Augusto dos Santos, conhecido como Jiló.

Também foi denunciado Marcelo da Silva Guilherme, conhecido como Marcelinho dos Prazeres, apontado como chefe da quadrilha que atua na comunidade e que já está preso. Os outros dois procurados são Matheus Armond Ribeiro, vulgo "Matheuzinho", e Queven da Silva e Silva, o ;NT du Final;, acusados de balear um policial militar.

Os denunciados foram filmados por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que atuam nas comunidades dos Prazeres, do Escondidinho, de Julio Otoni e do Coroado. Segundo a denúncia do Ministério Público, entre os meses de março e maio deste ano foram registrados inúmeros ataques simultâneos contra as bases da UPP.

Ainda segundo a denúncia do MP, criminosos dos Prazeres e do Escondidinho frequentemente recebem reforços de aliados das comunidades vizinhas Fallet e Fogueteiro, sob o domínio da mesma facção criminosa. A ação da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público está sendo feita em várias comunidades de Santa Teresa.
Por Agência Brasil