Brasil

Complexo de favelas no Rio ganha espaço de coworking para empreendedores

Incubadora Casa Brota promete ser ponto de encontro para troca de ideias e projetos relacionados à inovação, tecnologia, ao entretenimento e engajamento

postado em 17/12/2016 13:05
O Complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio, ganha a partir deste sábado (17/12) um espaço de trabalho colaborativo de serviços de comunicação voltados especificamente para empreendedores comunitários. Criada por um grupo de amigos, moradores de favelas de diferentes partes da cidade, a incubadora batizada de Casa Brota também promete ser ponto de encontro para troca de ideias e projetos relacionados à inovação, tecnologia, ao entretenimento e engajamento.

Um dos idealizadores do projeto, o ator e comediante Marcelo Magano explicou que a solidariedade e os trabalhos colaborativos sempre existiram nas comunidades pelo Brasil afora e que o novo espaço busca justamente fortalecer e divulgar esse espírito comunitário, criativo e resiliente da população de favela de ganhar a vida. ;A ideia é desenvolver trabalhos de publicidade e projetos de negócios dentro do Complexo do Alemão e também nossos próprios trabalhos, além de criar parcerias;, afirmou. ;Aqui na favela há muita gente inovadora e queremos tornar os produtos e serviços feitos aqui referência de qualidade. No longo prazo, o caminho é que esses empreendedores sejam referência para outras empresas de fora e até internacionalmente, pela inovação e criação de novas linguagens;.

Dados do Instituto Data Favela de 2015 mostram que quatro em cada dez moradores das favelas do país querem empreender e 55% pretendem abrir negócio próprio nos próximos três anos. Desses, 63% planejam empreender dentro da própria favela. O volume de pessoas com intenção de abrir negócio nas favelas é quase o dobro do que na população em geral (23%). Cerca de 56% dos candidatos a empreendedores pertencem à classe C.

;Muitos projetos criativos produzidos dentro das favelas não estão inseridos e legitimados no circuito de inovação da cidade, já que muitos desses circuitos não veem as demandas populares como fontes legítimas dentro do processo de criação;, disse Thamyra Thâmara, que também é a fundadora do projeto GatoMídia, que há três anos estimula a convivência e o aprendizado em mídia e tecnologia para jovens de espaços populares. ;Nós acreditamos que a favela pode apontar caminhos para a construção de uma cidade inteligente, sustentável e conectada;.

Além do GatoMídia, já ocupam o espaço projetos como Boca de Favela, AmareVê, Magano e Sonata e Favelê, iniciativa que mobiliza e influencia jovens das favelas cariocas a praticar ou consolidar o hábito de leitura

A inauguração oficial começa às 16h, com debate sobre inovação, tecnologia. rede e criatividade com Vitor Coffe (Kilombu), Sil Bahia, integrante da Olabi, empresa social focada em criatividade e tecnologia , Marcelo Ramos, criador do Bistrô R, de cervejas artesanais do Complexo do Alemão, Alline Cipriano, criadora da marca IBEJI, de produtos de limpeza biodegradáveis, naturais e artesanais, entre outros empreendedores.

O endereço da Casa Brota é Rua Ari Barroso ; 17, Complexo do Alemão (central), zona norte, próxima ao Teleférico da Grota.

Da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação