Brasil

Polícia procura embaixador grego, desaparecido perto do Rio desde segunda

Segundo um delegado, a polícia não trabalha com a hipótese de sequestro

postado em 29/12/2016 16:20
A Polícia Civil busca o embaixador da Grécia no Brasil, Kyriakos Amiridis, visto pela última vez a segunda-feira (26) próximo ao Rio de Janeiro, onde estava de férias com a sua família.

"Foi instaurado um procedimento para investigar o desaparecimento do embaixador", comunicou em nota a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, utilizando como base informações da Seção de Investigação sobre Desaparecidos da Comissão de Homicídios da Baixada Fluminense.

Segundo "informações preliminares", Amiridis teria sido visto pela última vez na noite do dia 26 de dezembro, segundo a nota, que também disponibilizou dois números de telefone de contato caso alguém disponha de "qualquer informação que ajude a localizar" o diplomata.

Amiridis, de 59 anos, encontrava-se de férias no Rio desde o dia 21 de dezembro. Ele pretendia retornar a Brasília no dia 9 de janeiro, contou à AFP uma funcionária da embaixada da Grécia, embora que até o momento não tenha confirmado o desaparecimento. "A embaixada está aguardando informações", limitou-se a declarar.
O portal UOL reportou ter sido a mulher do embaixador que denunciou seu desaparecimento na terça-feira (27). Ela relatou não ter conseguido contatá-lo após ter saído sozinho do apartamento da família em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por volta das 20H00.

O diplomata saiu de casa em um carro que o casal havia alugado.

"Não trabalhamos com a hipótese de sequestro", contou ao portal o delegado Evaristo Pontes. "A investigação segue algumas linhas, mas com essa não trabalhamos. Se esse fosse o caso, os sequestradores já teriam feito contato", afirmou o policial, complementando com a informação de que sua equipe especializada assumiu o caso porque a Polícia Federal considerou que o desparecimento de Amiridis não teria a ver com sua função diplomática.

De qualquer forma, Pontes informou que os detalhes sobre a investigação são mantidos sob "sigilo" porque ela ainda está em curso, e devido à relevância do cargo do embaixador.

Amiridis é embaixador da Grécia no Brasil desde este ano. De 2001 a 2004, ele ocupou o cargo de cônsul-geral no Rio de Janeiro, além de anteriormente ter sido embaixador da Grécia na Líbia, entre 2012 e 2016.

Ele é casado e tem uma filha, de acordo com dados da embaixada grega no Brasil.

Por France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação