postado em 05/01/2017 06:00
Matheus Yuri Carvalho de Souza, 13 anos, morreu após cair no rio Pavuna, município de São João de Meriti, Rio de Janeiro. O corpo do menino foi encontrado no leito do rio, na manhã dessa quarta-feira (5/1). Ele brincava com dois amigos, na noite de terça-feira, quando foi arrastado pela correnteza, durante uma forte chuva que atingiu diferentes pontos do estado. O corpo do garoto só foi encontrado no dia seguinte. O rio Pavuna transborda frequentemente durante as chuvas fortes, oferecendo riscos para a população ribeirinha. Outro garoto, também de 13 anos de idade, permanece desaparecido após ter caído no Rio Sarapuí, em Rocha Sobrinho, Nilópolis. As buscas continuam, segundo o corpo de bombeiros.
A temperatura no Rio de Janeiro tem sido muito alta e ao final da tarde e começo da noite, começam as fortes pancadas de chuva. Foram registrados alagamentos nos bairros Moisela, Coronel Veiga e Montecaseiros. Em Nova Friburgo, as sirenes foram acionadas para alertar sobre as chuvas fortes.
Pelo Brasil
Chuvas intensas têm sido registradas em diferentes partes do país. Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a emitir sinal de alerta na região de Santo Amaro, após o transbordamento do córrego Olaria e na Zona Leste, região da Penha, por transbordamento do córrego Franquinho. Sete pontos de alagamento deixaram a cidade em estado de atenção por duas horas, na última segunda-feira. Em Tatuí, um temporal derrubou árvores, atingiu carros e fiação elétrica, deixando um bairro sem energia.
No Rio Grande do Sul, temporal e ventania também causaram estragos e alagamentos em pelo menos 11 cidades. Em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, mais de 30 famílias tiveram que abandonar suas casas por causa da chuva forte que caiu na madrugada de ontem. A capital gaúcha sofreu com alagamentos e muitas casas ficaram sem energia elétrica.