Brasil

Força Nacional atua desde 2004 em situações emergenciais nos estados

Formada por policiais civis, militares, bombeiros e peritos que passaram por treinamento especial integram a força; ações devem ser 'episódicas' e 'planejadas'. Após a série de rebeliões e massacres na região norte, tropas da Força Nacional ao Amazonas nesta terça-feira

Hellen Leite
postado em 10/01/2017 12:56

Formada por policiais civis, militares, bombeiros e peritos que passaram por treinamento especial integram a força; ações devem ser 'episódicas' e 'planejadas'. Após a série de rebeliões e massacres na região norte, tropas da Força Nacional ao Amazonas nesta terça-feira

A Força Nacional de Segurança chegou, nesta terça-feira (10/1), a Manaus, em uma tentativa de combater a violência motivada pela crise nos presídios do Amazonas. O pedido de reforço de pessoal foi feita pelo governador do estado, José Melo, depois que, pelo menos, 64 presos foram assassinados em três estabelecimentos prisionais da capital. O Ministério da Justiça também autorizou o envio das tropas a Roraima, onde ao menos 33 detentos foram brutalmente mortos no interior da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na última sexta-feira.

Leia mais notícias em Brasil

[SAIBAMAIS] A Força Nacional é formada por policiais militares, policiais civis, bombeiros e peritos ligados aos governos estaduais que fizeram treinamento especial no Ministério da Justiça. Curiosamente, foi oficialmente criada em 2004, em crise no presídio Urso Branco, em Rondônia, quando 27 presidiários foram exterminados durante uma rebelião, dois anos antes. Inspirada no modelo ONU de intervenção para a paz, a principal atuação se baseia em atender chamadas de emergências e pedidos de reforço urgente na segurança dos estados. As tropas podem atuar em qualquer cidade do Brasil, desde que haja um pedido dos governadores ou de um ministro de estado.

As tropas podem auxiliar as unidades da federação em casos de catástrofes ou desastres coletivos, no combate a crimes ambientais, em realização de bloqueios em rodovias e na atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, como ocorreu na Olimpíada e na Copa do Mundo.

Justamente por isso, desde 2008, as atribuições da Força Nacional não se resumem apenas a atuação em policiamento ostensivo, mas também no combate aos crimes ambientais, ações de polícia sobre grandes impactos ambientais negativos, realização de bloqueios em rodovias, atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, ações de defesa civil em caso de desastres e catástrofes, ações de polícia judiciária e perícias.

Até outubro de 2016, a Força Nacional já havia executado mais de 250 missões em todo o território nacional. De acordo com o ministério da justiça, com 100% de aproveitamento e sem nenhuma morte provocada pelas tropas. Recentemente, além de Roraima e Amazonas, tropas da Força Nacional também foram solicitadas em caráter de urgência nos estados do Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação