Brasil

Jornalista diz, em programa, que 'índio deveria morrer de malária e tétano'

A declaração polêmica foi feita durante um programa da TV Record de Goiás, contra o samba-enredo "Xingu, o Clamor que Vem da Floresta"

Hellen Leite
postado em 12/01/2017 14:08
A letra do samba enredo da escola de samba, Imperatriz Leopoldinense, que traz como tema "Xingu, o clamor que vem da floresta", não agradou alguns setores do agronegócio. Em uma das manifestações contrárias ao samba-enredo, a jornalista da TV Record de Goiás, Fabélia Oliveira, fez um editorial de cinco minutos desafiando os compositores a conhecer os produtores rurais, a quem ela se refere como os verdadeiros "heróis". "Que conhecimento eles têm para falar do homem do campo?", indaga.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS] Oliveira foi além da defesa do agronegócio e partiu para o ataque aos índios ; exceto os ;originais; ; que, para ela, não deveriam ter acesso a remédios e morrer de doenças infecciosas. "Se o índio quer preservar a sua cultura, ele não pode ter acesso a tecnologia que nós temos, ele não pode comer de geladeira, tomar banho de chuveiro e tomar remédios. Porque há um controle populacional natural, ele vai ter que morrer de malária, tétano e parto;, diz a repórter.

Ao Correio, Fabélia disse que o editorial foi feito espontaneamente e sem pretensões de ser repercutido. Alheia à opinião dos indigenistas, ela não considera que a fala tenha sido preconceituosa e vê a divulgação do vídeo como uma forma de alertar o agronegócio para o tema do samba-enredo da escola de samba. O vídeo com a opinião da jornalista já tem mais de 340 mil visualizações e 15 mil compartilhamentos. "Eu não fui preconceituosa e vejo [a repercussão] como algo extremamente positivo, por que chegou onde deveria chegar", diz.

Precoceito

Para antropólogos, a visão da repórter é preconceituosa, já que a interação entre índios e brancos e o acesso à tecnologias não impacta a cultura indígena. ;O que chama atenção na fala da repórter é que ela reproduz um discurso desigual, de dois pesos e duas medidas. É como se nós pudéssemos nos apropriar de tecnologias sem perder a identidade de brasileiros, enquanto que quando os povos indígenas se apropriam eles deixam de ser índios;, comenta o antropólogo do Instituto Internacional de Educação, Henyo Barreto. Para o estudioso, a grosso modo, os índios ainda são vistos erroneamente como seres que representam um passado da sociedade. Atualmente, calcula-se que no existam mais 200 etnias indígenas, falantes de mais de 170 línguas.

O tom do discurso da repórter não surpreendeu o antropólogo, já que os ataques aos direitos territoriais indígenas são recorrentes. ;Isso mostra como esses setores [agronegócio e pecuária] se enxergam como inexpugnáveis a criticas. A importância que esse setor tem na economia se traduz em uma arrogância política, como se todos nós devêssemos silenciar em relação aos aspectos danosos da agricultura empresarial;.

A índia Tukano, Daiara Tukano, estudante de mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Brasília (UnB), também lamenta que o discursos de ódio seja a realidade dos povos indígenas brasileiros. De acordo com o dados de 2015 do relatório Violência Contra os Povos Indígenas, do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), os indígenas estão inseridos no grupo com a maior vulnerabilidade social do país, e estão mais propensos a morrer de malária, suicídio e durante o parto. ;É muito difícil aturar esse tipo de discurso genocida. Falar essas palavras em rede nacional já está matando, porque ela quer ver gente morrer. E ela não quer ver qualquer pessoa morrer, quer ver o índio morrer, porque não reconhece o direito do índio;, diz.

O samba-enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense vai contar a história dos povos do Xingu, impactados pelo desmatamento, agronegócio e construções de usinas hidrelétricas

Para a Tukano, uma das raízes da intolerância vem do desconhecimento da sociedade sobre os povos indígenas. ;Existe muito da cultura indígena no mundo e as pessoas não têm noção, não dão valor e não reconhecem, porque não aprenderam sobre isso. Quando alguém repete esse discurso de 1.600, ; de que os índios tem que ser selvagens para ser índios ;, eles não são apenas ignorantes, mas também estão reproduzindo um discurso que é ensinado nas escolas;, comenta, ressalvando que é preciso desconstruir a imagem romantizada do indígena.

O carnavalesco da Imperatriz Leopoldinese, Cahê Rodrigues, justificou a escolha do tema e esclareceu que não se trata de uma agressão aos empresários ruralistas do país. "Nosso objetivo não é outro senão fazer alerta sobre os riscos que ainda ameaçam as 16 etnias que ali [Parque do Xingu] resistem e, indiretamente, muitas outras espalhadas pela Amazônia;, disse em nota.

;Nunca foi nossa intenção agredir o agronegócio, setor produtivo de nossa economia a quem respeitamos e valorizamos. Combatemos sim, em nosso enredo, o uso indevido do agrotóxico, que polui os rios, mata os peixes e coloca em risco a vida de seres humanos, sejam eles índios ou não, alem de trazer danos em alguns casos irreversíveis para nossa fauna e flora", esclarece Cahê.

Agronegócio em fúria

O samba-enredo da escola de samba carioca não só enfureceu a jornalista Fabélia Oliveira, como também tocou na ferida de diversos setores do agronegócio. A letra do samba da Imperatriz Leopoldinense motivou o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) a propor a discussão sobre o financiamento das escolas de samba do carnaval carioca.

O senador informou, em sua página na internet, que vai articular com líderes do Senado a realização de uma sessão temática no plenário da Casa para investigar a Imperatriz Leopoldinense. ;Há tantos graves problemas que o país passa, como a violência, o tráfico de drogas, as facções criminosas e uma escola de samba se ocupa em difamar o setor que deveria ser enaltecido e homenageado na Marquês de Sapucaí;, argumenta Caiado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação