Brasil

Rússia e Turquia entram em acordo para coordenar ataques na Síria

Delegações dos dois países, que em dezembro acordaram um cessar-fogo no país, se reuniram em Moscou e assinaram um documento

Agência France-Presse
postado em 12/01/2017 17:10
Rússia e Turquia assinaram um acordo para coordenar suas forças aéreas na Síria quando realizarem ataques "contra alvos terroristas" - anunciou o Ministério russo da Defesa nesta quinta-feira (12/1).

Delegações dos dois países, que em dezembro acordaram um cessar-fogo no país, reuniram-se em Moscou para encontrar formas de cooperação na luta contra os extremistas do Estado Islâmico (EI).

O documento "define os mecanismos para coordenar e cooperar" nos ataques, assim como para prevenir incidentes no espaço aéreo sírio, informou a pasta.
No ano passado, Moscou e Ancara acertaram um cessar-fogo entre o governo sírio e os grupos rebeldes, o qual entrou em vigor em 30 de dezembro e se manteve em muitas partes do país. Ainda assim, há combates nos arredores de Damasco.

Os recentes confrontos danificaram infraestruturas de distribuição de água e podem provocar novos embates, advertiu hoje o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, garantindo que Rússia e Turquia vão tratar do tema.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação