Brasil

Pesquisa: 72% dos brasileiros acreditam que o país está em declínio

Dados também mostram insatisfação com governos, partidos políticos e figuras públicas

Ana Carolina Fonseca*
postado em 17/01/2017 18:03
Uma pesquisa realizada em 14 nações aponta que a maior parte dos entrevistados acredita que seu país está em declínio. Entre os brasileiros, sete em cada dez participantes do estudo concordam com essa afirmativa. O ranking do declínio é liderado pela África do Sul (com 77% de insatisfação), Coreia do Sul e Itália (ambas com 73%), seguidas pelo Brasil (72%), em quarto lugar.

Na média geral dos 14 países, 57% dos entrevistados têm essa visão pessimista do país de origem.

Leia mais notícias em Brasil

No entanto, a pesquisa aponta também certo otimismo em relação ao futuro. Entre as pessoas que acreditam que o Brasil está em declínio, a maior parte também acha que o país pode se recuperar: oito em cada dez dos insatisfeitos. Só uma pequena parcela, correspondente a 11%, acha que os danos ao país são irreversíveis.

A pesquisa também mostra que 37% dos brasileiros entrevistados creem que a vida no país melhorou em comparação à geração passada, enquanto 35% acredita que piorou. Enquanto isso, a visão é de que as próximas gerações terão mais dificuldades, segundo 38% dos brasileiros.

De modo geral, a pesquisa mostrou um descontentamento com governos, políticos e partidos. A maior parte dos entrevistados das 14 nações (65%) acredita que a economia é configurada para favorecer os ricos e poderosos.
Os dados ainda podem esclarecer a ascensão de políticos polêmicos como Donald Trump. Dos entrevistados dos Estados Unidos, 40% acredita na necessidade de um "líder forte que que esteja disposto a quebrar as regras" para consertar o país. Na França, esse dado chega a 80%; no Brasil, 48%.

O instituto Ipsos Mori, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado no Reino Unido, entrevistou mais de 16 mil pessoas, sendo 1012 brasileiros. Os países que participaram da pesquisa foram África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Suécia e Turquia.

*Estagiária sob supervisão de Ana Letícia Leão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação