Brasil

Com estoque baixo, Fundação Pró-Sangue pede doações antes do carnaval

Fundação disse que está com o estoque 50% abaixo do ideal

postado em 21/02/2017 17:40
A Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, está com o estoque 50% abaixo do ideal. As doações costumam cair no período pré-carnaval, mas este ano a situação está mais crítica porque a redução ao longo de fevereiro foi significativa.

A instituição prevê fechar o mês com 8 mil bolsas de sangue coletadas, sendo que são necessárias 12 mil bolsas mensais para suprir o abastecimento de cerca de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana de São Paulo. A queda de doações no mês poderá chegar de 35%, segundo a Pró-Sangue.

;Além do carnaval ser um período crítico, nos últimos anos há um decréscimo de doação e está cada vez mais difícil conseguirmos o estoque ideal;, destacou o médico responsável pelo Posto Regional de Osasco, Cássio Giannini. Segundo ele, as recentes epidemias, de dengue, por exemplo, restringiram ainda mais as doações. ;Tivemos algumas epidemias e por isso precisamos ser mais rigorosos na triagem, isso também contribui para que o número de doadores seja menor;.

Apesar de registrar queda nas doações, o carnaval é justamente a época em que aumenta a demanda por sangue nos hospitais, diante do alto número de acidentes de trânsito e episódios de violência. ;Os tipos de sangue O são os mais necessários, pois servem para vários receptores, mas todos os tipos são importantes;, destacou Giannini. ;Pedimos às pessoas que antes de caírem na folia pensem que elas podem ajudar de uma a quatro pessoas doando seu sangue, e para isso alguns postos estarão abertos durante o feriado.;

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente. O doador deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente e após recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja apto à doação. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.
O posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue fica na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1; andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h, de segunda a sexta; das 8h às 17h aos sábados feriados e recessos; e das 8h às 13h nos 1; e 3; domingos de cada mês. O estacionamento é gratuito aos doadores.

O horário de funcionamento dos demais postos de coleta pode ser consultado no site www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue, pelo número 0800 55 0300.

Veja o horário especial de funcionamento de postos Fundação Pró-Sangue durante o carnaval:


25 de fevereiro (sábado)
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Dante: das 8h às 16h
Posto Barueri, Posto Mandaqui e Posto Pedreira: fechados
Posto Osasco: das 8h às 16h

26 de fevereiro (domingo)
Todos os postos ficam fechados

27 de fevereiro (segunda-feira)
Posto Clínicas: das das 8h às 17h
Posto Mandaqui: das 12h45 às 18h
Posto Osasco: das 8h às 16h30
Posto Barueri, Posto Pedreira e Posto Dante: fechados

28 de fevereiro, (terça-feira)
Apenas o Posto Clínicas fica aberto, das das 8h às 17h

1; de março (Quarta-feira de Cinzas)
Posto Clínicas: das 8h às 18h
Posto Barueri: das 13h às 16h
Posto Dante: das 13h às 17h
Posto Mandaqui: das 13h às 18h
Posto Osasco: das 13h às 16h30
Posto Pedreira: fechado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação