Brasil

Campanha da fraternidade chama atenção para cuidado com biomas brasileiros

O primeiro convite que a Igreja Católica faz é que a sociedade brasileira conheça os seus biomas, para assim, respeitá-los e preservá-los.

Natália Lambert
postado em 01/03/2017 12:57
O primeiro convite que a Igreja Católica faz é que a sociedade brasileira conheça os seus biomas, para assim, respeitá-los e preservá-los. Com um olhar para a preservação do meio ambiente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, na manhã desta quarta-feira (1;), a Campanha da Fraternidade 2017 com o tema ;Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida;. O primeiro convite que a Igreja Católica faz é que a sociedade brasileira conheça os seus biomas, para assim, respeitá-los e preservá-los. ;Ninguém pode assistir a destruição de uma bioma porque é a destruição da sua própria casa. É um assunto que não pode ser descuidado, nem deixado para depois;, comentou o cardeal dom Sergio da Rocha.
O cardeal ressaltou um trecho de uma carta enviada pelo papa Francisco, na qual parabeniza e se une à CNBB na campanha: ;Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as apertes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais;. Para dom Sérgio, é essencial que a sociedade reflita sobre a necessidade da preservação ambiental e dos povos tradicionais e siga um dos princípios da quaresma que é ;admirar a obra do Criador;.

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), presente ao lançamento, agradeceu ao tema escolhido pela Igreja, principalmente, diante de iniciativas que tramitam no Congresso que vão de encontro à sustentabilidade e preservação, segundo ele. ;Precisamos convidar a sociedade para pensar na solução dessa equação: economia e ecologia. Se não, quem sairá perdendo será o ser humano.; Molo listou 10 desafios que precisam ser encarados no Congresso e pediu ajuda da CNBB, entre eles, a aprovação da PEC que transforma a caatinga e o cerrado em patrimônio nacional, o compromisso pelo desmatamento zero e o combate à liberação da venda de terras para estrangeiros produzirem no país.
Ouça o hino da campanha:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação