Brasil

Artigo: sala de aula como espaços inclusivos

A diversidade para que se possa conviver com as diferenças, promovendo o respeito, o desenvolvimento da autonomia e independência e autoconceito positivo pela participação social

postado em 07/04/2017 10:38
A mudança procura retomar e fortalecer a flexibilização, enfatizando que a educação vive hoje um momento de transição, reiterando a necessidade de mudanças: nesse momento, as adequações curriculares implicam na planificação pedagógica e ações docentes fundamentadas em critérios que definem os aspectos individuais da aprendizagem de cada educando.

A diversidade para que se possa conviver com as diferenças, promovendo o respeito, o desenvolvimento da autonomia e independência e autoconceito positivo pela participação social; proporcionar uma sala de aula como um espaço inclusivo, acolhedor, um ambiente estimulante que reforça os pontos positivos, reconhece as dificuldades e se adapta às peculiaridades de cada aluno.

É essencial que as escolas estejam muito diferentes em poucos anos e que marchem para um ensino cada vez mais multidisciplinar e transversal, em que as aulas expositivas se combinem com os estudos interdisciplinares. A Base Curricular tem objetivos mais concretos e consegue orientar melhor o projeto pedagógico. E, com isso, a proposta para a educação infantil defende que brincadeiras para a aprendizagem têm como eixo principal a ludicidade.

O trabalho segue a concepção de que o aluno tem o direito de se apropriar de todas as linguagens, não apenas a escrita, mas também a oral e a corporal. Sempre partindo de brincadeiras e interações, essenciais para a comunicação na primeira infância.

Roberta Bueno é diretora pedagógica do Colégio CEAV Jr. Taguatinga

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