Brasil

Correio promove hoje debate sobre desafios hídricos mundiais

Serão discutidas questões sobre a gestão e utilização dos recursos hídricos no Brasil e no mundo

Christiana Suppa - Especial para o Correio
postado em 11/04/2017 06:00
Os problemas de abastecimento e os preparativos para o 8; Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em março de 2018, em Basília, serão debatidos no Seminário sobre o Desafio Hídrico que o Correio realiza hoje, das 9h às 19h, no auditório do edifício-sede do Correio.

Leia mais notícias em Brasil

O governador Rodrigo Rollemberg abrirá o programa, que contará ainda com a presença dos ministros do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e da Integração Nacional, Hélder Barbalho, do diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, além de 12 especialistas sobre o assunto.

Serão discutidas questões sobre a gestão e utilização dos recursos hídricos no Brasil e no mundo. O Distrito Federal, ao longo dos anos, vem sofrendo os efeitos das mudanças climáticas e degradação do meio ambiente, consequências do desmatamento predatório da vegetação típica do Cerrado, de captações clandestinas de água, das ocupações irregulares que ocasionaram a impermeabilização do solo e o assoreamento de mananciais e nascentes. Desde janeiro, os brasilienses sofrem com o racionamento de água, causado também por índices de chuva abaixo da média nos últimos dois anos, o que contribuiu para os baixos níveis dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria.

Nível global

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema e tem como missão ;promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra;.

Para Carlos Henrique Ribeiro Lima, professor PhD e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UnB e um dos palestrantes do evento, é muito importante Brasília receber o Fórum Mundial. ;Além de ser a primeira cidade do Hemisfério Sul a sediar o evento, Brasília é o centro das decisões políticas, onde está a maior parte dos tomadores de decisões, das pessoas que podem fazer a diferença no assunto;, explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação