Brasil

Movimentos sociais e indígenas fazem atos na Esplanada dos Ministérios

Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 300 pessoas estão reunidas em frente à Rodoviária

postado em 25/04/2017 09:20

Grupo de indígenas na Esplanada: demarcação de terras na pauta de reivindicações

Integrantes de movimentos sociais ligados à Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) e de grupos indígenas fazem atos na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (25/4). Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de 300 pessoas se reúnem desde o começo da manhã no local. Ainda não se sabe quais as reivindicações dos grupos ligados ao FNL.

O grupo dos indígenas, que participa do Acampamento Terra Livre 2017, protesta pela demarcação de terras indígenas e contra ações do governo Michel Temer que, segundo eles, enfraquece a Fundação Nacional do Índio (Funai). Está prevista para às 13h uma macha até o Congresso Nacional. No ato, eles irão questionar a possível exoneração do atual presidente do órgão, Antônio Fernandes Toninho Costa, que seria realizada por conta de pressão de deputados ruralistas da bancada do Partido Social Cristão (PSC).

[SAIBAMAIS]Na pauta dos manifestantes também estão previstos atos contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 215, que transfere a decisão final da demarcação de terras indígenas do Executivo para o Legislativo. Para eles, isso irá causar mais prejuízos à causa indígena do Brasil.

O acampamento foi montado na última segunda-feira (24/4) e a expectativa é de que os indígenas permaneçam no local até sexta-feira (28/4). Segundo a Articulac%u0327a%u0303o dos Povos Indi%u0301genas do Brasil (APIB), outras marchas relacionadas a temas indígenas devem ocorrer nos próximos dias. Também são realizados debates entre líderes indígenas, palestras e atividades culturais. Segundo APIB, que promove o acampamento, cerca de 1,5 mil índios de todo o país estão em Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação