Brasil

Bar­ra­gem de mi­ne­ra­ção aban­do­na­da ameaça água de Belo Horizonte

Re­pre­sa de re­jei­tos de mi­ne­ra­ção de ou­ro aban­do­na­da em Rio Aci­ma, com me­tais pe­sa­dos al­ta­men­te tó­xi­cos acu­mu­la­dos, po­de con­ta­mi­nar as águas que abas­te­cem 60% da ca­pi­tal

Mateus Parreiras/Estado de Minas
postado em 01/06/2017 10:37
Marcos Vinícius Polignano, presidente do comitê de bacia, observa barragem onde se acumulam substâncias como arsênio: passivo ambiental sem qualquer tratamento
Ita;bi;ri;to e Rio Aci;ma ; A ame;a;ça de con;ta;mi;na;ção por re;jei;tos de ati;vi;da;des mi;ne;ra;do;ras é o pi;or im;pac;to a que o Rio das Ve;lhas es;tá su;jei;to na re;gi;ão de Rio Aci;ma, na Gran;de BH. São vá;ri;os em;pre;en;di;men;tos com bar;ra;gens que ame;a;çam che;gar ao rio di;re;ta;men;te ou por meio de tri;bu;tá;ri;os, se;gun;do de;nún;ci;as do Co;mi;tê da Ba;cia Hi;dro;grá;fi;ca do Rio das Ve;lhas (CBH-Ve;lhas), que on;tem, no quar;to dia da ex;pe;di;ção ;Rio das Ve;lhas, te que;ro vi;vo;, vis;to;riou mi;nas que ame;a;çam con;ta;mi;nar as águas do manancial. A pi;or si;tu;a;ção é a da an;ti;ga Mun;do Mi;ne;ra;ção, uma mi;ne;ra;do;ra que ex;traía ou;ro e que en;cer;rou su;as ati;vi;da;des em 2011. A plan;ta foi com;ple;ta;men;te aban;do;na;da e o con;teú;do da bar;ra;gem, re;ple;ta de me;tais pe;sa;dos, tem es;cor;ri;do com as chu;vas e po;de atin;gir o lei;to, que cor;re a dois qui;lô;me;tros do lo;cal, jus;ta;men;te no pon;to on;de a Co;pa;sa cap;ta a água que abas;te;ce 60% de Be;lo Horizonte.

[SAIBAMAIS]De acor;do com o pre;si;den;te do CBH-Ve;lhas, Mar;cus Vi;ní;cius Po;lig;na;no, a ame;a;ça é gra;vís;si;ma e na;da tem si;do fei;to pa;ra ga;ran;tir a es;ta;bi;li;da;de da bar;ra;gem des;de que foi abandonada. ;Es;ta;mos de;nun;ci;an;do es;sa si;tu;a;ção, que re;pre;sen;ta uma ame;a;ça gra;vís;si;ma pa;ra a vi;da do Rio das Ve;lhas e pa;ra o abas;te;ci;men;to hu;ma;no também. Nas du;as bar;ra;gens da mi;ne;ra;do;ra es;tão acu;mu;la;dos me;tais pe;sa;dos usa;dos pa;ra be;ne;fi;ci;ar o ou;ro, co;mo o ar;sê;nio, que é ex;tre;ma;men;te tó;xi;co;, alerta. Po;lig;na;no ad;ver;te que par;te des;se ma;te;ri;al já po;de es;tar con;ta;mi;nan;do o meio am;bi;en;te, pois a pri;mei;ra bar;ra;gem es;tá com;ple;ta;men;te en;tu;pi;da e a ca;da chu;va par;te do ma;te;ri;al da su;per;fí;cie aca;ba sen;do car;re;a;do pa;ra fo;ra da estrutura.

;Se;ria pre;ci;so que o po;der pú;bli;co as;su;mis;se a se;gu;ran;ça des;se em;pre;en;di;men;to e ga;ran;tis;se a es;ta;bi;li;da;de da re;pre;sa, pois na;da tem si;do fei;to pa;ra mo;ni;to;rar a so;li;dez das barragens. Em;pre;sas co;mo es;sa, que sim;ples;men;te en;cer;ram su;as ati;vi;da;des, de;ve;ri;am ter fun;dos pa;ra a ma;nu;ten;ção das es;tru;tu;ras que se;guem con;ten;do seus re;jei;tos;, dis;se Po;lig;na;no. Se;gun;do a téc;ni;ca da se;cre;ta;ria de Meio Am;bi;en;te de Rio Aci;ma, Zé;lia Mo;rei;ra de Sa;les, o es;pa;ço da mi;ne;ra;do;ra tem si;do in;va;di;do e su;as es;tru;tu;ras, saqueadas. ;Há um gran;de pe;ri;go aqui, pois não sa;be;mos que ti;po de ma;te;ri;al es;tá es;to;ca;do nos tan;ques da mi;ne;ra;do;ra, e se is;so po;de va;zar com a ação dos la;drõ;es;, afirma.

A equi;pe do Es;ta;do de Mi;nas acom;pa;nhou os am;bi;en;ta;lis;tas do Pro;je;to Ma;nu;elzão, de de;fe;sa do Rio das Ve;lhas, do CBH-Ve;lhas e re;pre;sen;tan;tes do mu;ni;cí;pio na vis;to;ria ao lo;cal da mineradora. Des;de a úl;ti;ma se;gun;da-fei;ra, a ex;pe;di;ção mos;tra im;pac;tos e co;bra re;vi;ta;li;za;ção do rio. En;quan;to ca;no;ei;ros des;cem em cai;a;ques pe;lo cur;so hí;dri;co, ato;res e am;bi;en;ta;lis;tas pro;mo;vem açõ;es de cons;ci;en;ti;za;ção nas co;mu;ni;da;des que fi;cam no caminho.

Na an;ti;ga área de mi;ne;ra;ção, o aban;do;no é evidente. Os por;tõ;es de aces;so da plan;ta es;tão no chão, per;mi;tin;do a en;tra;da de qual;quer pessoa. Vá;ri;os tan;ques en;fer;ru;jam sem ma;nu;ten;ção, em um es;pa;ço que es;tá ala;ga;do pe;la água das chuvas. Car;ros e tra;to;res fo;ram com;ple;ta;men;te ;de;pe;na;dos;, ten;do mo;to;res e ou;tros equi;pa;men;tos me;câ;ni;cos levados. O di;que das bar;ra;gens es;tá re;ple;to de va;las de ero;são cau;sa;da pe;la chu;va e o ma;to cres;ce em moi;tas por to;do la;do, to;man;do o es;pa;ço de an;ti;gos re;fei;tó;ri;os, ar;ma;zéns e es;tru;tu;ras de con;tro;le da an;ti;ga empresa de ex;tra;ção mineral. O Es;ta;do de Mi;nas ten;tou, sem su;ces;so, con;ta;to com re;pre;sen;tan;tes da Mun;do Mineração. Até on;de se sa;be, a em;pre;sa dei;xou de existir.

Descrença
Po;rém, não é ape;nas a de;vas;ta;ção pe;las mi;ne;ra;do;ras que tor;na o Rio das Ve;lhas po;luí;do, as;so;re;a;do e com di;ver;sos acú;mu;los de re;jei;tos nas mar;gens e leito. Jus;ta;men;te em Rio Aci;ma co;me;çam os mais im;por;tan;tes des;pe;jos de es;go;to da Gran;de BH. No Cen;tro da ci;da;de mes;mo, quan;do o Rio Min;gu en;con;tra o Ve;lhas, che;gam di;ver;sas lín;guas de água cin;zen;ta e mal;chei;ro;sa pro;ve;ni;en;te dos es;go;tos da cidade. Ma;ni;lhas e ca;nos que tra;zem a água con;ta;mi;na;da se mul;ti;pli;cam pe;las mar;gens, ten;do co;mo des;ti;no as águas que mais adi;an;te abas;te;ce;rão Be;lo Horizonte.

A si;tu;a;ção do rio de;sa;ni;ma a po;pu;la;ção, que já se mos;tra des;cren;te de seu res;ga;te, que é o ob;je;ti;vo mai;or da expedição. Ini;ci;a;ti;vas co;mo as me;tas 2010 e 2014, que pro;pu;nham des;po;luir o Ve;lhas a pon;to de su;as águas po;de;rem abri;gar pei;xes e per;mi;tir a na;ve;ga;ção e a na;ta;ção aca;ba;ram fa;lhan;do, ain;da que avan;ços te;nham ocor;ri;do, co;mo a ins;ta;la;ção das es;ta;çõ;es de tra;ta;men;to de es;go;to dos ri;bei;rõ;es Ar;ru;das e do Onça. ;In;fe;liz;men;te, não acho que vou vol;tar a na;dar no Rio das Velhas. Tan;ta coi;sa já foi fa;la;da e mui;tas pro;mes;sas fei;tas, mas bas;ta an;dar por aqui, em Rio Aci;ma, pa;ra ver es;go;to ca;in;do di;re;ta;men;te no rio. Coi;sas que, a uma al;tu;ra des;sas, não po;de;ri;am ocor;rer de for;ma al;gu;ma;, dis;se o apo;sen;ta;do Flo;rin;do Fer;rei;ra, de 55 anos, mo;ra;dor de Rio Acima.

Pou;co an;tes das bo;cas de es;go;to, o Rio das Ve;lhas ain;da tem vi;gor e con;tra;ce;na nos va;les ín;gre;mes com a vi;ta;li;da;de da ma;ta atlân;ti;ca em regeneração. O tre;cho si;nu;o;so é po;vo;a;do por pás;sa;ros que dei;xam as co;pas em revoadas. Um ter;re;no que se;gue per;cor;ri;do pe;los re;ma;nes;cen;tes de uma an;ti;ga fer;ro;via desativada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação