Karina Amaral*
postado em 15/06/2017 17:54
[FOTO960133]Muita gente está aproveitando a folga desta quinta-feira, mas poucos sabem o que o feriado celebra. Para os cristãos católicos, Corpus Christi, expressão que vem do latim e significa "corpo de Cristo", é um dia dedicado à memória e à devoção à Eucaristia.
Para o catolicismo, o mistério Eucarístico consiste na consagração do pão, representando o corpo de Cristo, e do vinho, significando o sangue, que renova o sacrifício de Jesus na Cruz.
A Eucaristia teria sido instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu Sua morte. De acordo com a tradição, Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira seguinte ao domingo que celebra a Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Origem
A história católica conta que, em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, uma freira agostiniana chamada Juliana de Mont Cornillon teve visões de Cristo dizendo que gostaria que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.O pedido da freira chegou ao bispo e, em 1246, na sua diocese, foi celebrada pela primeira vez uma festa de Corpus Christi. Esse bispo, depois, assumiu o papado, se tornando o Papa Urbano IV, que estendeu a data festiva para toda Igreja, no ano de 1264.
Adoração
No dia de Corpus Christi, é comum que os fiéis façam momentos de adoração, quando a Eucaristia é exibida e os católicos realizam suas orações. Desde 1937, após a realização do Congresso Eucarístico Nacional em Belo Horizonte, o Santíssimo Sacramento permanece exposto 24 horas por dia na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH. Os fiéis dedicam ao menos uma hora por dia para rezar no espaço.Conforme o padre Marcelo Silva, reitor do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, essa é a única adoração ininterrupta de Minas Gerais, e uma das poucas do país.