Brasil

Em ato contra Uber, taxistas entram em confronto com a PM no Rio

Os manifestantes exigem ser recebidos pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB). Eles protestam, principalmente, por uma fiscalização maior contra o aplicativo Uber

Agência Estado
postado em 27/07/2017 12:11
Taxistas que protestam contra o Uber entraram em confronto com a Polícia Militar ao interditar uma pista da Avenida Presidente Vargas, em frente à sede administrativa da prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, na região central, na manhã desta quinta-feira (27/7). Por volta das 11 horas, motoristas começaram a discutir com policiais militares do Batalhão de Choque e atiraram objetos contra os agentes. Os PMs lançaram bombas de gás lacrimogêneo e usaram spray de gás de pimenta para tentar dispersar os manifestantes.

Enquanto os líderes do protesto pedem que policiais parem de lançar bombas, os taxistas mantêm a interdição da via. Os manifestantes chegaram a ficar muito perto dos policiais, durante o confronto. O momento é tenso na região, que fica perto da Praça da Bandeira, via de acesso ao centro para quem vem da zona norte da cidade.

[SAIBAMAIS]Os manifestantes exigem ser recebidos pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB). Eles protestam, principalmente, por uma fiscalização maior contra o aplicativo Uber. Os motoristas chegaram a se envolver em pequenos conflitos com trabalhadores do aplicativo no início da manhã e levaram ovos para jogar em taxistas que não aderiram ao movimento.

Mais cedo, um grupo também fez barricadas de fogo em acessos do Aeroporto Santos Dumont, para impedir a chegada de motoristas de Uber.

Os comboios de taxistas partiram de pontos diferentes da cidade e ocupam parte das pistas em baixa velocidade, o que provocou engarrafamentos e caos no trânsito. A Secretaria de Ordem Pública estipulou uma multa de R$ 5 mil para taxistas que bloqueassem vias. Apesar dessa ameaça, houve interrupções momentâneas em ruas importantes, como na Avenida Presidente Vargas.

Desconto
Em resposta à manifestação, o Uber anunciou um desconto de 30% em trajetos na cidade. "Nesta quinta, os cariocas poderão enfrentar dificuldades para se locomover pela cidade. Para que isso não atrapalhe o seu dia, a Uber vai oferecer 30% de desconto em viagens iniciadas ou finalizadas nas áreas das principais conexões de transporte público do Rio de Janeiro", informaram os responsáveis pelo aplicativo, por nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação