Jornal Correio Braziliense

Brasil

Justiça nega habeas corpus de réus por agressão a transexual e irmã no Rio

Rodrigo Luiz Silva Soares e Cleiton da Silva Gomes agrediram a vítima com um pedaço de madeira e uma faca, e também violentaram sua irmã, que tentou defendê-la.

Desembargadores da 1; Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negaram o pedido de habeas corpus de dois dos três acusados de espancar uma transexual e sua irmã em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, em setembro do ano passado.

A agressão foi filmada por testemunhas e postada em redes sociais, causando indignação. O então secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Paulo Melo, classificou o crime como bárbaro e covarde.
Leia mais notícias em Brasil
Apesar de uma das vítimas ter sido reconhecida como mulher transexual pelo Programa Rio Sem Homofobia na época da agressão, seu nome de registro, do gênero masculino, é o que consta nos autos do processo.

No acórdão, os magistrados rejeitam a argumentação da defesa de Luiz Silva Soares e Cleiton da Silva Gomes de que a prisão preventiva decretada era desnecessária. Os advogados afirmavam que ambos tinham endereço fixo e trabalho, além de bons antecedentes, mas os desembargadores decidiram que a prisão era uma questão de ordem pública. Os réus respondem pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado contra a transexual e lesão corporal contra sua irmã.

Rodrigo Luiz Silva Soares e Cleiton da Silva Gomes agrediram a vítima com um pedaço de madeira e uma faca, e também violentaram sua irmã, que tentou defendê-la.

Na próxima segunda-feira, será realizada mais uma audiência de instruição e julgamento do caso, na 4; Vara Criminal.