Marlla Sabino - Especial para o Correio
postado em 24/08/2017 10:36
Por dia, três milhões de brasileiros deixam de utilizar ônibus urbanos para se deslocar. De acordo com estudo realizado pela Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o nível de passageiros caiu 18,1% nos últimos três anos. Em relação ao ano passado, a quantidade de passageiros transportados diariamente por veículo caiu 4,6% em relação aos dados registrados em 2015.
Para o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha, a crise econômica e o desemprego são as principais justificativas para os dados de mobilidade urbana. ;São fatores que interferem na dinâmica da mobilidade urbana das cidades, mas temos que levar em conta também outras distorções do sistema de transporte urbano, como falta de fontes de financiamento para a tarifa, hoje paga exclusivamente pelo usuário;, afirmou.
O estudo contempla nove capitais brasileiras: Belho Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, que concentram 37% da demanda do transporte no Brasil. Por dia, 12,2 milhões de passageiros usam o serviço público nessas cidades.