Brasil

Associação de juízes defende TRF5 após prisão de desembargador

Operação da Polícia Federal desarticulou esquema criminoso que vendia sentenças no tribunal que tem sede em Recife

Renato Souza
postado em 31/08/2017 14:31
O presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Carvalho Veloso, afirmou que a prisão de um desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal da 5; Região não compromete a eficiência da corte. A operação Alcmeon, da Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão, oito de condução coercitiva e 13 de busca e apreensão nas cidades de Natal e Mossoró, No Rio Grande do Norte, e Recife (PE).
Entre os alvos da operação está o desembargador aposentado Francisco Barros Dias, que atuou na corte, e advogados, que integravam o esquema de venda de sentenças para beneficiar principalmente agentes políticos. O grupo teria atuado inclusive em processos da operação Lava-Jato. "As prisões e investigações restritivas de direitos foram inclusive autorizadas pela própria Justiça Federal do Rio Grande do Norte, o que demonstra o seu compromisso em dar prosseguimento a apuração de possíveis crimes", destacou Roberto Carvalho.

Os integrantes do esquema teriam agido perante a Justiça em casos de operações policiais, apelações criminais, ações rescisórias e revisão criminal. O desembargador é acusado de atuar diretamente na manipulação das decisões. Em nota, a defesa dele "nega veementemente a participação do advogado Francisco Barros Dias em qualquer conduta desonrosa e ressalta ainda que confia na Justiça e na verdade dos fatos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação