Brasil

Artistas se unem em manifesto contra o cancelamento de exposição

A exposição criou polêmica após a acusação de conter obras com %u201Capologia à pedofilia e à zoofilia%u201D, e por representar %u201Cblasfêmia%u201D

Andressa Paulino*
postado em 13/09/2017 06:00
Organizações e grupos LGBTs lideraram ontem uma manifestação em frente ao museu Santander Cultural, em Porto Alegre, contra o cancelamento da exposição Queermuseu ; Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Com apoio de artistas; curadores; profissionais de diversas áreas, como professores e economistas; e de populares, o protesto foi um ato de repúdio à decisão do museu e em defesa da liberdade de expressão.

A exposição criou polêmica após a acusação de conter obras com ;apologia à pedofilia e à zoofilia;, e por representar ;blasfêmia;. Por meio das redes sociais do museu, internautas chegaram a criticar o trabalho de vários artistas.

[SAIBAMAIS]A mobilização teve presença também do grupo favorável ao cancelamento da mostra. O encontro, porém, foi pacífico. O curador da mostra, Gaudêncio Fidelis, também esteve no local. Durante o protesto, grupos a favor da exposição gritaram frases como ;Eu beijo homem, beijo mulher; tenho o direito de beijar quem eu quiser; e ;pela arte, pela cultura, diga não à censura;. Já os contrários à mostra seguravam bandeiras do Brasil e gritavam: ;Pedofilia não é arte, é crime;.

Na segunda-feira, dois promotores do Ministério Público do Rio Grande do Sul foram até o local para ver a exposição e avaliaram que não existe menção à pedofilia ou sexualização de crianças nas obras criticadas. A mostra traz mais de 270 obras (de coleções públicas e privadas) de períodos variados, desde o século XX aos dias atuais. O objetivo é a exploração da diversidade de expressão de gênero e da diferença na arte e na cultura. A apresentação foi aberta em agosto e ficaria em exibição até 8 de outubro.

Em nota, no domingo, o museu declarou que o objetivo é incentivar as artes e promover o debate sobre as grandes questões do mundo contemporâneo e que, por conta do respeito à divergência de opiniões, decidiu suspender a exibição. A instituição também anunciou que devolverá R$ 800 mil à Receita Federal captados pela Lei Rouanet para a realização da exposição.

*Estagiária sob a supervisão de Cida Barbosa


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação