Brasil

"Vigia que cometeu ataque em creche era obcecado por crianças", diz polícia

Investigações iniciais da corporação indicam que Damião Soares dos Santos, de 50 anos, premeditou crime. Galões com combustíveis foram encontrados na casa dele

João Henrique do Vale/Estado de Minas
postado em 05/10/2017 20:22
Os primeiros levantamentos da Polícia Civil mineira, para tentar desvendar o ataque de um vigilante contra a creche Gente Inocente, em Janaúba, na Região Norte de Minas Gerais, mostram que o crime foi, de fato, premeditado. Galões de combustíveis foram encontrados na casa do autor do ataque, Damião Soares dos Santos, de 50 anos. Segundo a corporação, ele era portador de doenças mentais e obcecado por crianças. Damião também pode ter escolhido a data, pois o pai do funcionário morreu exatamente há três anos. Por isso, avisou aos familiares que ;;daria um presenta a todos, se matando em breve;;. Ele ateou fogo ao próprio corpo e também morreu.

Equipes da Polícia Civil fazem diligências desde o início da tarde desta quinta-feira (5/10) para levantar a vida pregressa do vigia na tentativa de encontrar os motivos que o levaram a cometer o crime. Na tragédia, quatro crianças foram mortas, ao menos 21 ficaram feridos. Durante as ações, os policiais deslocaram até a casa de Damião, em Janaúba. No imóvel, segundo a corporação, foram encontrados galões com combustível, o que levou a conclusão que ;o crime foi premeditado;.
[VIDEO1]
Segundo a Polícia Civil, a data do crime pode ter sido escolhida pelo vigia. "Foi apurado que Damião marcou simbolicamente a data, pois há três anos seu pai faleceu. Ele também disse à família, na última terça-feira (3/10), que daria um presente a todos, se matando em breve", explicou, por meio de nota, a corporação. As investigações indicaram que ele era diagnosticado com problemas mentais e obcecado por crianças.

[FOTO1031753]

;;Além de todo o trabalho de inteligência e perícia realizada para apurar a premeditação do crime, o helicóptero da PCMG está à disposição para atendimento às vítimas. O Chefe da Polícia Civil, Delegado-Geral João Octacílio Silva Neto, foi para a cidade de Janaúba, junto com o governador, e acompanhou as investigações e os serviços da PCMG;;, completou a Polícia Civil.

O crime


O ataque aconteceu na manhã desta quinta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Janaúba, Damião chegou à creche com uma mochila rosa nas costas. Ao tocar a campainha, funcionários teriam achado estranho a presença do vigia fora do horário de trabalho, mas ele teria dito que iria entregar um atestado médico à direção da unidade.

Ainda segundo a assessoria, Damião levava na bolsa um líquido inflamável, possivelmente álcool ou gasolina, que usou para atear fogo no próprio corpo. Funcionários informaram, ainda, que ele abraçou crianças que também começaram a ter os corpos incendiados. A sala onde os alunos estavam tem grades na janela e teto de PVC, uma espécie de material plástico, também inflamável.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação