Ao menos nove foragidos da Justiça foram presos pela Polícia Militar, na tarde desta quinta-feira (26/10). As prisões ocorreram durante uma abordagem a manifestantes que protestavam por direitos de presos, no Eixo Monumental, em Brasília. Segundo a corporação, os coletivos vieram de vários estados do país.
Leia mais notícias em Cidades
Segundo informações da PM, há 23 ônibus ocupados por manifestantes. Até o início da tarde, 13 coletivos, com media de 40 passageiros cada, já tinham sido revistados pelos militares. A abordagem começou às 11h no Eixo Monumental, na altura da Catedral Rainha da Paz. Durante a revista, foram detidas duas pessoas que tinham mandado judicial em aberto, e outras sete por não estarem cumprindo prisão domiciliar em São Paulo.
O subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPRM), coronel André Amarante, explicou que as abordagens fazem parte de uma estratégia da corporação. "É procedimento padrão. Efetuamos sempre que sinalizados sobre a chegada de manifestantes a Brasília. Os demais participantes que não tinham nenhuma suspeita ou mandando em aberto puderão prosseguir para o protesto, que está agendado para o gramado em frente ao Congresso Nacional", destacou.
Os policiais também apreenderam pequenas porções de drogas e um triturador de entorpecentes. Também foram recolhidos alicates e objetos cortantes. Os presos foram levados para a 5; Delegacia de Polícia (Central).