Brasil

Estado do Rio processará Torquato Jardim por acusações sem prova

Ministro da Justiça acusou a Polícia Militar do estado de estar fora de controle e de ter comandantes "sócios do crime organizado"

Agência Estado
postado em 01/11/2017 20:33
Ministro da Justiça acusou a Polícia Militar do estado de estar fora de controle e de ter comandantes
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão processará judicialmente o ministro da Justiça Torquato Jardim, que acusou a Polícia Militar (PM) do estado de estar fora de controle e de ter comandantes "sócios do crime organizado".
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que é do Rio de Janeiro, disse que aguarda a apresentação das "provas", por Jardim, de suas acusações.

"Fiquei perplexo esperando recuo do ministro. Ao invés do recuo, ele deu uma longa entrevista ao jornal ;O Globo; reafirmando suas acusações", disse Maia. "O que esperamos, quando o ministro da Justiça, responsável pela área de segurança pública, dá uma declaração dessas, é que ele apresente as provas".

Jardim fez as polêmicas declarações em uma entrevista ao portal UOL, na terça-feira, no contexto do assassinato do comandante do 3; BPM (Méier), tenente-coronel Luiz Gustavo Teixeira.

Segundo as investigações da Delegacia de Homicídios, a morte do coronel teria sido em decorrência de um assalto, mas o ministro considerou que era um "acerto de contas".

"Ninguém assalta dando dezenas de tiros em cima de um coronel à paisana", afirmou.

Ao longo deste ano, já houve 113 policiais militares assassinatos no Rio de Janeiro.

Pezão condenou as acusações de Jardim e garantiu que "o governo do estado e o comando da Polícia Militar não negociam com criminosos".

O secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, anunciou à tarde que a Procuradoria do estado do Rio pedirá na Justiça que o ministro esclareça suas acusações.

O comandante geral da PM, o coronel Wolney Dias afirmou que também é signatário da ação judicial que vai exigir explicações do ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação