Brasil

Operação da PF mira esquema criminoso de desvio de recursos públicos em PE

Ação visa desarticular o esquema criminoso de desvio de recursos públicos, de fraudes em licitações e de corrupção de servidores

Diário de Pernambuco
postado em 09/11/2017 09:01
Ação acontece no Recife e em Olinda
A Polícia Federal deflagra desde as primeiras horas, desta quinta-feira (9/11), uma megaoperação para desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos vinculados à Secretaria da Casa Militar do Estado de Pernambuco. Ao todo, 260 policiais federais de 10 estados da federação e 25 servidores da Controladoria-Geral da União participam da ação que teve como alvos o Palácio Campo das Princesas (sede do governo do estado), o prédio da Vice-Governadoria, no bairro de Santo Amaro, além de imóveis nos bairros da Torre, Graças e Beberibe - todos do Recife - e de Casa Caiada, em Olinda.

São 70 mandados judiciais nas mãos dos policiais federais em Pernambuco - sendo 15 de prisões temporárias, 19 de conduções coercitivas e 36 de busca e apreensão. Completa a operação um mandado de condução no estado do Pará. Até agora há confirmação de dois nomes envolvidos: O ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Carlos D;Albuquerque e o empresário e advogado Ricardo Almeida, que foi levado à sede da PF ao lado da esposa. Ricardo foi foi preso anteriormente por suspeita de envolvimento em desvios de verbas da merenda escolar na cidade de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Não há a informação se os dois têm mandados de prisão temporária ou condução coercitiva.

O comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Maranhão chegou à sede da Polícia Federal, mas não quis falar com a imprensa. Ele adiantou que falará sobre o caso posteriormente, em uma entrevista coletiva. Por volta das 9h20, outro detido chegou ao local, algemado e escondendo o rosto com um casaco.

Neste momento, viaturas caracterizadas e descaracterizadas não param de chegar à sede da PF, na Avenida Cais do Apolo, para onde estarão sendo encaminhados os presos (ou pessoas conduzidas coercitivamente) e o material apreendido. Um helicóptero da corporação também sobrevoa a área central do Recife.
Por volta das 9h20, outro detido chegou ao local, algemado e escondendo o rosto com um casaco

A origem da operação

A operação Torrentes tem como base fortes indícios de superfaturamento em alguns contratos recentemente firmados pela Secretaria da Casa Militar com recursos públicos federais na ;Operação Prontidão;, que tinha por objetivo a reestruturação dos municípios da mata sul pernambucana atingidos pelas chuvas torrenciais ocorridas em maio de 2017. Os prejuízos aos cofres públicos ainda estão sendo contabilizados porque a Casa Militar à despeito de várias solicitações feitas pela Controladoria-Geral da União, não havia encaminhado os comprovantes de despesas que são essenciais para efetuar o respectivo levantamento.

E agora?

Todos os presos serão serão interrogados e, dependendo do grau de participação e envolvimento, responderão pelos crimes de peculato, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva e associação criminosa, cujas penas ultrapassam os 25 anos de reclusão. Após serem ouvidos, todos serão encaminhados para exame de corpo de delito e comparecerão à audiência de custódia. Caso seja ratificada suas prisões os civis serão encaminhados para o Cotel e Colônia Penal Feminina e os militares para uma instituição designada pelo Comando da Polícia Militar de Pernambuco.

Uma entrevista coletiva será concedida na sede da Polícia Federal em Pernambuco às 10h para detalhar as investigações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação