Publicidade

Correio Braziliense

Paola Carosella oferece curso de gastronomia gratuito para transexuais

A jurada do MasterChef vai ensinar a mulheres trans como funciona a cozinha de um restaurante


postado em 16/11/2017 09:38 / atualizado em 16/11/2017 11:20

O curso irá atender transexuais e travestis em situação de extrema vulnerabilidade(foto: CarolGherardi/Band)
O curso irá atender transexuais e travestis em situação de extrema vulnerabilidade (foto: CarolGherardi/Band)


A cozinheira Paola Carosella, uma das estrelas do MasterChef Brasil, vai ensinar a transexuais a profissão de ajudante de cozinha. O curso, que foi todo montado por Paola, terá nove módulos que aborda o trabalho em um restaurante, desde lidar com os resíduos até a estocagem dos alimentos, além de ensinar como são feitos pratos básicos. 

Em outros módulos o curso mostra quais são os cargos dentro da cozinha e as questões burocráticas comuns: o que é uma jornada de trabalho e o que se considera hora extra, por exemplo. A iniciativa é uma parceria da chef com o sócio, Benny Goldenberg, o Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

A primeira classe será composta por 25 mulheres trans do projeto Transcidadania, que acolhe transexuais e travestis em situação de extrema vulnerabilidade. As aulas serão filmadas para servirem como base em futuros cursos e as alunas escolherão o nome do projeto que deu origem ao curso de culinária. De acordo com o MPT-SP, Paola e seu sócio contribuem de forma totalmente voluntária e são os responsáveis por todo o currículo e execução do curso. 

Mercado de trabalho 


Um dos maiores obstáculos para transexuais brasileiros é a exclusão do mercado de trabalho. Segundo estimativas da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% das travestis e transexuais brasileiras se prostituem. Principais motivos: muitas são excluídas das escolas e são expulsas de casa cedo, com 12 ou 13 anos de idade, assim que começam a revelar sua feminilidade. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade