Jornal Correio Braziliense

Brasil

2018 terá mais feriadões para você aproveitar. Vamos nos planejar?

Dos 12 feriados, quatro cairão em uma segunda ou terça-feira, sete na quinta ou sexta e apenas um no sábado


Ao todo, o ano dos brasilienses tem 12 feriados, sendo 11 nacionais e um local, o Dia do Evangélico, celebrado em 30 de novembro. Desses, quatro cairão em uma segunda ou terça-feira, sete na quinta ou sexta e apenas um no sábado ; o dia de Tiradentes e aniversário de Brasília, em 21 de abril.

[FOTO1057630]

O ano começa bem, com o primeiro de janeiro caindo em uma segunda-feira. Depois, vêm dois feriados que já possuem seus dias definidos: a terça-feira de Carnaval (13/2) e a sexta-feira da Paixão (30 de março). Como citado, o 21 de abril cairá em um sábado, mas o primeiro de maio será em uma terça (alô, chefe, dá para enforcar a segunda?). Outro com dia certo, o Corpus Christi ; comemorado sempre em uma quinta-feira ;, será em 31 de maio.

Passado esse início de ano, chega o período da seca. E em 2018 ela não será só de chuva, mas também de feriados. Os meses de junho, julho e agosto não vão nos oferecer um dia de descanso sequer. Mas, calma, ainda há esperança: ano que vem tem Copa. O Mundial da Rússia acontece entre 14 de junho e 15 de julho e é possível que os dias de jogos do Brasil sejam facultativos (chega na final, Seleção, nunca te pedi nada).

Como diz o ditado, depois da tempestade vem a bonança. Já que você sobreviveu a três meses sem feriados, merece ganhar de presente três feriados seguidos caindo em uma sexta-feira: Independência do Brasil (7/9), Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Finados (2/11). Novembro (melhor mês) tem ainda outros dois dias de descanso: Proclamação da República (15/11, quinta-feira) e o Dia do Evangélico (30/11 ; apenas para o DF ;, sexta-feira).

Dezembro chega novamente e o Natal, em 2018, será celebrado em uma terça-feira. Mas não precisamos falar dele neste momento, já que quando ele chegar você, certamente, estará fazendo os planos para 2019, exatamente como está fazendo agora. Aproveite!