Brasil

2018 terá mais feriadões para você aproveitar. Vamos nos planejar?

Dos 12 feriados, quatro cairão em uma segunda ou terça-feira, sete na quinta ou sexta e apenas um no sábado

Fernando Jordão
postado em 17/11/2017 17:51
Meninos brincam na Água Mineral

Entramos na reta final do ano e já tem muita gente fazendo planos para 2018. Mas, ao falar em planos, não estamos pensando naquelas resoluções de Réveillon quase impossíveis de serem cumpridas, como entrar na academia ou gastar menos dinheiro. Estamos falando do planejamento de feriados. Quantos teremos no ano que vem? Prepare-se para uma boa notícia: 2018 terá nada menos do que onze feriadões ; daqueles que dá para emendar com o fim de semana. Um a mais do que 2017.

Ao todo, o ano dos brasilienses tem 12 feriados, sendo 11 nacionais e um local, o Dia do Evangélico, celebrado em 30 de novembro. Desses, quatro cairão em uma segunda ou terça-feira, sete na quinta ou sexta e apenas um no sábado ; o dia de Tiradentes e aniversário de Brasília, em 21 de abril.

[FOTO1057630]

O ano começa bem, com o primeiro de janeiro caindo em uma segunda-feira. Depois, vêm dois feriados que já possuem seus dias definidos: a terça-feira de Carnaval (13/2) e a sexta-feira da Paixão (30 de março). Como citado, o 21 de abril cairá em um sábado, mas o primeiro de maio será em uma terça (alô, chefe, dá para enforcar a segunda?). Outro com dia certo, o Corpus Christi ; comemorado sempre em uma quinta-feira ;, será em 31 de maio.

Passado esse início de ano, chega o período da seca. E em 2018 ela não será só de chuva, mas também de feriados. Os meses de junho, julho e agosto não vão nos oferecer um dia de descanso sequer. Mas, calma, ainda há esperança: ano que vem tem Copa. O Mundial da Rússia acontece entre 14 de junho e 15 de julho e é possível que os dias de jogos do Brasil sejam facultativos (chega na final, Seleção, nunca te pedi nada).

Como diz o ditado, depois da tempestade vem a bonança. Já que você sobreviveu a três meses sem feriados, merece ganhar de presente três feriados seguidos caindo em uma sexta-feira: Independência do Brasil (7/9), Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Finados (2/11). Novembro (melhor mês) tem ainda outros dois dias de descanso: Proclamação da República (15/11, quinta-feira) e o Dia do Evangélico (30/11 ; apenas para o DF ;, sexta-feira).

Dezembro chega novamente e o Natal, em 2018, será celebrado em uma terça-feira. Mas não precisamos falar dele neste momento, já que quando ele chegar você, certamente, estará fazendo os planos para 2019, exatamente como está fazendo agora. Aproveite!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação