Jornal Correio Braziliense

Brasil

RJ tem homenagem a Zumbi e ações contra racismo no Dia da Consciência Negra

Desde as primeiras horas da manhã, ao som de instrumentos de percussão e de berimbaus, grupos praticavam capoeira diante da estátua do herói da resistência negra contra a escravidão

O Dia da Consciência Negra está sendo comemorado ainda com atividades em equipamentos da prefeitura carioca, como o Parque de Madureira, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, e a Arena Carioca Dicró, na Penha Circular, todos na zona norte, e no Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.

Feriado em todo o Estado do Rio


Feriado em todo o estado, a data é festejada também em municípios do interior, principalmente, os que são destinos turísticos e recebem muitos visitantes no fim de semana prolongado. Na Região dos Lagos, o município de Araruama realiza hoje na Casa de Cultura mostra de pintura com o tema ;Negritude; e debates sobre escravidão, cultura e religião afrodescendente.

Na região serrana, Teresópolis realiza o evento Tons Afro, na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e, em Petrópolis, é promovida a quinta edição da Festa da Cultura Afro Brasileira, no Palácio de Cristal. No sul do estado, termina hoje, em Volta Redonda, a Semana do Povo Preto, que começou no dia 15 e contou com apresentações de arte, debates e gastronomia.

Na Baixada Fluminense, São João de Meriti realiza o Festival Literário Internacional da Diáspora Africana (Flidam), enquanto Duque de Caxias sedia a Semana de Tradições e Artes Negra Contempor