Jornal Correio Braziliense

Brasil

Padre entra em missa de tirolesa: 'Se desperta a emoção, vale a pena'

Caso ocorreu em Espírito Santo do Pinhal, cidade do interior de São Paulo; responsável pela façanha foi Augusto Alves Ferreira, de 70 anos

O responsável pela façanha foi Augusto Alves Ferreira, que, acredite, tem 70 anos. Ao Correio, ele contou que a ideia veio da equipe que o ajuda na preparação das missas. "Eles começaram a transmitir as celebrações pelo YouTube e acharam que a gente precisava fazer algo diferente", explica. Com o projeto em mente, o grupo recorreu a um bombeiro aposentado da cidade, que conseguiu os equipamentos e ajudou na execução da proposta.
[VIDEO2]

Para botar a ideia em prática, foram necessárias cinco semanas de estudos. A preparação para o grande dia era sempre feita à noite, para não estragar a surpresa para os fiéis. Padre Augusto garante não ter se amedrontado diante dos 14 metros de altura e quase 30 de extensão da tirolesa. Tanto que enfrentou o desafio várias vezes. "Na véspera, eu desci duas vezes para treinar. No dia [13 de novembro], eu desci mais três, em três missas diferentes, às 5h30, às 15h e às 19h", lembra.
[VIDEO3]

Os fiéis, é claro, adoraram a surpresa. "Simplesmente ficaram estupefatos", define o padre. Esta, porém, não foi a primeira inovação da Igreja Matriz de Espírito Santo do Pinhal, que todo dia 13 celebra a figura de Nossa Senhora da Rosa Mística. "Já tivemos várias. [A imagem de] Nossa Senhora já chegou aqui de helicóptero e até de tanque de guerra", diverte-se Augusto. Sobre as próximas ideias, porém, ele faz mistério: "A equipe já está pensando, mas não posso falar".

Repercussão

Além dos fiéis, os internautas também aprovaram a ação da igreja. No último dia 20, uma usuária do Twitter identificada como @StylesFatal publicou uma imagem de Augusto e questionou: "Eu só queria saber se na cidade de vocês o padre desce de tirolesa no meio da missa, porque na minha cidade sim". Rapidamente, a publicação viralizou e, até o momento, já teve 19 mil curtidas e foi compartilhada 7,7 mil vezes.
[VIDEO1]

Á reportagem, o padre disse que fucou espantado com a repercussão. Dentre tantos comentários, os que mais chamaram a atenção de Augusto foram os que diziam respeito a seus pés descalços. "Disseram que era pé de chocolate, mas é porque eu nunca celebro essa missa calçado. É um despojamento. É um sinal de que a minha segurança na caminhada é Nossa Senhora", rebate ele.

Desde que sua imagem começou a fazer sucesso, Augusto afirma ter recebido muitos telefonemas e comentários de moradores da região, onde vive há 42 anos. Sua avaliação final é de que a experiência valeu a pena: "Tudo aquilo que ajuda a despertar a emoção vale a pena", finaliza o padre aventureiro.