Jornal Correio Braziliense

Brasil

Jornalista do Correio vence prêmio internacional de ilustração

Essa é a terceira vez que Kleber Sales é reconhecido no prêmio Salão Internacional de Desenho para a Imprensa; dessa vez, prêmio foi pelo desenho que trouxe a morte de Fidel Castro



Kleber Sales também já foi premiado pelo Sidi em 2011, quando retratou outro ícone internacional, o pai da psicanálise, Sigmund Freud, para a capa da Revista do Correio. O retrato mostra o médico sisudo também fumando um charuto, mas, desta vez, a fumaça faz alusão a um cérebro. E ainda foi contemplado com a premiação em 2015, quando ilustrou o não menos icônico Gabriel Garcia Márquez, no trabalho O homem que viveu para contar, também na ocasião de sua morte. No desenho, o colombiano sorri sentado confortavelmente em sua poltrona-máquina de escrever.

O objetivo da premiação é estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa por meio de exposição e atribuição de premiações em cinco categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial.

Todos os trabalhos estão expostos em uma mostra de 62 obras, que pode ser visitada até 9 de março de 2018, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, na Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada na Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico ; Porto Alegre.