Jornal Correio Braziliense

Brasil

Brasil é o país mais perigoso do mundo para ativistas do meio ambiente

Segundo o relatório da Anistia Internacional, o Brasil é o país mais perigoso do mundo para ambientalistas, indígenas e trabalhadores rurais



[SAIBAMAIS]A organização não-governamental constata que a situação, conhecida há vários anos, parece se agravar, principalmente "depois que as autoridades relaxaram na defesa dos direitos humanos". O governo brasileiro chegou a ser cobrado a adotar medidas mais eficazes de combate as violações durante a reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, em maio deste ano.

O texto diz que há um padrão contínuo de homicídios no Brasil. O documento cita a , no Pará, como um exemplo de conflito agrário que culminou na morte de 10 ativistas, em maio deste ano. Logo após a ação policial, a versão do governo é de que teria ocorrido um confronto entre os agentes e os posseiros. No entanto, nenhum dos policiais saiu ferido da operação. Familiares e sobreviventes da chacina alegaram que os policiais chegaram de forma truculenta e atiraram sem provocações.

O documento também cita o assassinato da travesti Mirella de Castro, encontrada morta em seu apartamento em fevereiro deste ano, e destaca que o Brasil tem o maior número de assassinatos de transgêneros do mundo.